Hoje é quarta-feira, 19 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALFesta de encerramento do ano encanta crianças e adolescentes de São José

Festa de encerramento do ano encanta crianças e adolescentes de São José

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), localizado em Barreiros, virou um parque de diversões

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu nesta quinta-feira (14), uma festa memorável para as 150 crianças e adolescentes, entre seis e 15 anos, atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), localizado em Barreiros. O local, que antigamente era conhecido como Cidade da Criança, se transformou em um parque de diversões, por um dia, com brinquedos infláveis regados a muita água, música e alegria.

As atividades recreativas foram pensadas para atender a diferentes faixas etárias, garantindo que cada criança e adolescente pudesse desfrutar plenamente da festa. Para Maria Eduarda, de 9 anos, a oportunidade foi emocionante. “Eu nunca havia visto, nem brincado em nada parecido. É tudo muito divertido, eu amei tudo e estou feliz demais em estar aqui. Estou aproveitando bastante com meus amigos e não queria que o dia de hoje acabasse”.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos desempenha um papel fundamental na promoção do desenvolvimento social e emocional de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, explica a secretária de Assistência Social, Rita de Cassia Faversani. “A festa de encerramento do ano foi uma maneira especial de reconhecer o esforço e a dedicação desses jovens, proporcionando-lhes um momento de celebração e descontração”, destaca a secretária.

Ela ressaltou a importância de investir em programas que fortaleçam os vínculos familiares e comunitários, destacando o comprometimento da Prefeitura em promover a inclusão e o bem-estar social. “A equipe está de parabéns, todos os profissionais envolvidos no SCFV desempenham um papel fundamental na vida desses jovens. A dedicação de cada um durante o ano e para a realização deste evento, fez a diferença nesse dia memorável. Isso contribuiu para consolidar laços afetivos e criar lembranças positivas”.

Sobre o SCFV

Durante o ano de 2023, o SCFV atendeu 150 crianças, entre os territórios da Colônia Santana, Forquilhinha, Areias, Ipiranga e Zanellato. O público-alvo são crianças e adolescentes entre seis a 15 anos que estejam com a integridade e o desenvolvimento psicológico, emocional e intelectual comprometidos, ou com a garantia de direitos fundamentais violados.

“Nosso maior objetivo pauta-se na contribuição para o desenvolvimento pessoal e social. Oferecemos alimentação (café da manhã, frutas, almoço, lanche e jantar) dentro dos padrões básicos de equilíbrio nutricional, bem como constrói processos socio pedagógicos que resultem em experiências positivas de aprendizagem e socialização às crianças e adolescentes inseridos. Além disso, oferecemos o transporte que passa pelos territórios trazendo e levando as crianças e adolescentes até o Serviço”, explica a supervisora do Serviço, Ana Gabriela de Souza.

Neste ano a instituição teve oficinas de educação nutricional, artes cênicas, karatê, informática, cerâmica e recreação e desenvolveu atividades com diversos temas trabalhados mensalmente, em parceria com a Secretaria de Saúde e da Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da Guarda Municipal.

Os temas abordados foram bullying, combate ao abuso e exploração sexual infantil, trabalho infantil, higiene pessoal, saúde bucal, diversidade cultural, arranjos familiares, relação criança e idoso e o Estatuto da Criança e Adolescente.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa