Hoje é sexta-feira, 14 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALConfira a programação da Semana do Meio Ambiente em São José

Confira a programação da Semana do Meio Ambiente em São José

Programação prevê distribuição de mudas, plantio de árvores nativas e ações educativas

A Prefeitura de São José promove, de 3 a 7 de junho, por meio da Secretaria de Educação e da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de São José, uma  programação especial alusiva à Semana de Conscientização do Meio Ambiente.

Este ano, a programação foi pensada com base no tema “Acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação”, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). Todas as iniciativas foram elaboradas com o objetivo de incluir a sociedade na discussão sobre a preservação do patrimônio natural e dos diferentes tipos de ecossistemas.

Para o prefeito Orvino Coelho de Ávila, a Semana do Meio Ambiente é uma grande oportunidade para o debate sobre a importância de ações concretas em prol do nosso planeta. “Além de apoiar no aperfeiçoamento de políticas públicas, estas ações também incentivam uma participação ativa da sociedade, algo fundamental neste processo. Buscamos um diálogo inclusivo, onde cada cidadão se sinta parte integrante e responsável pela preservação do meio ambiente”, disse.

Bióloga responsável pelo setor de educação ambiental no município, Ana Paula Dores Ramos explica que as ações programadas para as escolas da rede municipal, foram pensadas no sentido de envolver não só as crianças em sala de aula, mas toda a família, de maneira que os estudantes repliquem o conhecimento adquirido. “Estamos muito entusiasmados com a programação especial que preparamos para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente este ano. Nosso objetivo é envolver a comunidade de São José em atividades que não só promovam a conscientização ambiental, mas também incentivem práticas sustentáveis que possam ser incorporadas no dia a dia de cada. Neste sentido, entendemos que as crianças são parte fundamental”, frisou. 

O superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de São José, Michael Rosanelli ressalta que São José  tem realizado diversas ações de conscientização e engajamento da população em ações ambientais. “Temos ações que tornam os moradores protagonistas de um meio ambiente melhor para todos, por meio da distribuição de mudas de árvores, de plantios colaborativos, de ações de coleta de lixo eletrônico e de educação ambiental, que acontecem durante todo o ano”, afirmou.

Concurso ambiental

Outra ação desenvolvida na rede municipal de ensino é o Concurso Dia do Desafio do Meio Ambiente, que está em sua terceira edição e tem como objetivo motivar a comunidade escolar a desenvolver projetos relacionados com a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida. A ação é destinada a todas as etapas da educação básica e, nesta edição, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) também terá a oportunidade de concorrer. Serão escolhidos os melhores vídeos de cada categoria e, além da premiação, as equipes terão os audiovisuais divulgados nos eventos da Secretaria de Educação no ano letivo de 2024.

O concurso é organizado por profissionais da  Educação Ambiental do município e o tema deste ano  é  “Caminho da Mata Atlântica”

As inscrições dos projetos deverão ser feitas exclusivamente pela internet no e-mail: programaseprojetos@sme.pmsj.sc.gov.br até 11 de junho. O Edital nº 002/2024/SME dispõe da ficha de inscrição, demais documentos e informações para a realização da inscrição.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa