Os 16 pequenos de um a dois anos (grupo 2B) do Neim Almirante Lucas Alexandre Boiteux, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, no bairro Centro, produziram suas próprias sereias(os) de brinquedo, inspirados no conto “O Pequeno Sereio”, de Janaina Tokitaka.
A atividade fez parte da oficina de bonecas(os) negras(as) “Costurando materialidades para uma prática antirracista”, promovida pelo Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil (NUFPAEI) e desenvolvida em sala pela professora Pricila Vieira em conjunto com as docentes Daiany Justina, Nara Nei Benatti, Dayani Cristini Canarinis.
“As literaturas trabalhadas em sala trazem, de uma forma lúdica, (…) temas como a diversidade étnico racial, o imaginário infantil e a diversidade de gênero”, disse Pricila.
O objetivo é desenvolver, desde a infância, narrativas e brincadeiras representativas das culturas africanas e afro-brasileiras, contribuindo, desta forma, para a construção de identidades afirmativas.
“Ao interagir com colegas de diferentes origens e com propostas que valorizam essa diversidade, as crianças aprendem a valorizar as semelhanças e diferenças, desenvolvendo uma compreensão mais profunda da riqueza cultural que compõem nossa sociedade”, enfatizou a professora.
”O Pequeno Sereio”
O livro “O Pequeno Sereio”, de Janaina Tokitaka, conta a história de Gabriel, belo sereio, que adora curtir as ondas e o oceano com seus amigos. Ele só tem um problema: diferente de todos os outros sereios e sereias, Gabriel é tímido e não tem coragem de cantar na frente de ninguém! Mas ele vai ter uma “ajudinha” para compor novas sinfonias.
Janaina Tokitaka nasceu em São Paulo, em 1986, e é bacharela em artes plásticas pela USP. Além de escrever e ilustrar para crianças e adolescentes, ela também é roteirista de televisão.