Em mais uma ação de educação ambiental na área de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do Saco Grande, em Florianópolis, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) fez uma nova oficina de saneamento com crianças na última segunda-feira (16). A atividade foi ministrada para 26 crianças entre 9 a 12 anos, que são atendidas pelo Conselho dos Moradores do Saco Grande (COMOSG), entidade comunitária que oferece atividades de cidadania, esporte e música para crianças e adolescentes no período de contraturno escolar.
“Essas oficinas são uma oportunidade de promover a conscientização das crianças sobre a importância do saneamento. Além disso, também desperta nelas o senso de pertencimento à comunidade e de responsabilidade para cuidarem do meio ambiente”, explica a bióloga e Educadora Ambiental, Jessica Mancio, que participou das atividades.
O enfoque da oficina foi a importância da execução das obras de implantação da infraestrutura sanitária na região. Com o uso de uma maquete, os educadores ambientais ensinam as diferenças entre as redes de tubulações subterrâneas de drenagem pluvial e esgotamento sanitário.
Outro aspecto tratado foi o da contaminação da água. Nessa atividade, é utilizado iodo para tingir a água e representar a contaminação por esgoto doméstico no caso de ligações irregulares na rede pluvial. Já quando a mistura é aplicada nos tubos que correspondem às redes de coleta de esgoto, são aplicadas gotas de água sanitária para descolorir a mistura e demonstrar o tratamento do efluente.
As atividades de educação do Projeto Socioambiental das obras foram aprovadas pelo IMA e pela Secretaria Municipal de Educação e serão executadas durante todo o processo de instalação do empreendimento. As obras de implantação do SES Saco Grande têm investimento total de R$ 129,6 milhões de reais com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).