Hoje é domingo, 23 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALDelegação da Estônia apresenta em Florianópolis como catarinenses podem abrir empresas na...

Delegação da Estônia apresenta em Florianópolis como catarinenses podem abrir empresas na Europa

Evento falará sobre internacionalização e processo de abertura de empresas no país de forma 100% remota

Uma delegação e equipes do projeto e-Residency da Estônia desembarcam em Florianópolis no dia 26 de janeiro para um meetup sobre como criar e manter empresas na Europa de forma 100% remota. O evento “Estônia, internacionalização sem limites” é realizado em parceria do Sebrae Santa Catarina, ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), Startup Estônia e o e-Residency, um registro digital criado pelo país europeu para permitir a abertura de empresas estrangeiras. O evento é gratuito e ocorrerá às 19h30min na sede do Sebrae SC. As inscrições já estão abertas. As vagas são limitadas.

De acordo com Alexandre Souza, gestor do projeto Startup SC do Sebrae, a iniciativa tem como objetivo tirar dúvidas sobre o processo de criação e manutenção dos negócios na Estônia. O evento é voltado a autônomos e fundadores de PMEs, startups e corporações que gostariam de fazer a internacionalização sem sair do Brasil. “Temos empreendimentos que poderiam atuar na Estônia e levar nossa expertise em tecnologia para a Europa. É uma forma de expandirmos nosso ecossistema e aprender com outros países”, explica Souza.

A Estônia, o país onde 99% dos serviços governamentais ocorrem integralmente online e com o maior número de unicórnios per capita na Europa, trouxe em 2021 o acesso a seu “CPF virtual” (e-Residency) ao Brasil. Desde então, atraiu mais de 1200 empresários brasileiros que se juntam a outros 100.000 empresários em todo o mundo.

Com o registro no e-Residente, é possível abrir e gerenciar uma empresa europeia remotamente, sem intermediários. Assim, estes e-Residentes têm um novo leque de oportunidades: a facilidade de investir e receber investimentos internacionais sem sair do Brasil; obter fundos a nível europeu; cooperar e contratar internacionalmente e testar novos mercados sem custos.

“A Estônia lidera toda a Europa quando se trata de criação de startups”, escreve Sifted, resumindo o relatório anterior de investimentos em capital de risco da Atomico, que diz que a Estônia levantou o maior número de investimentos per capita entre todos os países da Europa, com níveis de investimento de 3,6% do PIB em 2022.

“Há brasileiros no sucesso das startups estónias. Karen V. Ordones, e-Residente e fundadora da Tutor.Id levantou mais de 7 milhões de euros em 5 anos e Thomas Dobereiner, co-fundador da NOBE, não só abriu sua empresa estoniana em uma mesa de bar, como levantou 2 milhões de euros no primeiro ano” diz Taiz Coe, brasileira parte do governo estoniano e gestora de alguns setores do programa e-Residency.

Em 2022, o mercado de tecnologia passou por uma revisão e a Estônia está com US$ 1.056 investidos per capita, superando a média europeia de apenas US$ 140. Os concorrentes mais próximos do país são outros países nórdicos: Islândia ($543) e Suécia ($477).

 “É compreensível que pessoas se interessem por Portugal pela facilidade da língua, mas são incomparáveis os benefícios e agilidades da Estônia. É barato, rápido e o empresário tem a real direção de uma empresa global em mãos. A Estônia e suas organizações foi neste 2022, o país #1 em termos de investimento ao empreendedor e melhor regime tributário em toda a OECD por ter leis simples e sistema 100% transparente”, diz Taiz..

As startups da Estônia assinaram 61 acordos de financiamento por 1,2 bilhão de euros no primeiro semestre de 2022. Com base nos dados trimestrais do Conselho Fiscal e Aduaneiro da Estônia, as startups da Estônia geraram 1,5 bilhão de euros em faturamento no terceiro trimestre de 2022. O volume de negócios gerado pelas startups da Estônia constitui 1,8% do volume de negócios gerado pelas empresas da Estônia até agora em 2022 (86 bilhões de euros).

Serviço

Meetup  “Estônia, internacionalização sem limites

Quando:  26/1, 19h30min

Onde: Sebrae SC (Rod SC 401, KM 01, Parque Tecnológico  Alpha, João Paulo, Florianópolis).

Inscrições gratuitas: http://sebrae.sc/meetup-estonia

Vagas limitadas

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa