Hoje é domingo, 25 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALDomingo tem programação de Halloween no Centro de Florianópolis

Domingo tem programação de Halloween no Centro de Florianópolis

Publicidadespot_img

O Halloween, ou Dia das Bruxas, se tornou uma das datas mais esperadas pelos pequenos. E a tarde do próximo domingo, 29 de outubro, será dia de “Gostosuras e Travessuras” no Centro de Florianópolis. Isso porque o Top Market que fica nos altos da Filipe Schmidt, onde funcionava a antiga Fábrica de Bordados e Rendas Hoepcke, junto com o Passeio Kids vão promover a 1ª edição do Halloween. A programação terá início às 12h quando os restaurantes terão nos seus menus do dia pratos temáticos. Depois as atividades seguem por toda a tarde, com oficinas infantis e concurso de cabelo maluco. A entrada no local e participação das crianças é gratuita.

Confira abaixo a programação completa:

12h – Almoço Temático – os restaurantes do food hall estarão com pratos temáticas de Halloween

13h30 – Oficina Abóbora – onde as crianças vão aprender a customizar suas próprias abóboras

14h30 – Oficina Corpo Humano – participantes farão desenhos do corpo humano em tamanho real

15h – Oficina Pintura e Cabelo Maluco

16h – Concurso do Cabelo Maluco

Halloween

Halloween ou o Dia das Bruxas, é uma data muito celebrada nos Estados Unidos, e nos últimos anos vem crescendo bastante no Brasil também. Mas engana-se quem pensa que a data surgiu no país norte-americano. A celebração popular comemorada no dia 31 de outubro teve origem na tradição dos Celtas – que viviam há mais de 2000 anos onde atualmente é Irlanda, França e Reino Unido, e não tinha nada a ver com bruxas. O Festival Samhain comemorava o fim do verão e a véspera do ano novo Celta, que marcava também o fim das colheitas e o início do inverno – um período que era visto com receio pela escassez de alimentos.

Os Celtas acreditavam que nesta época o limite entre os mundos dos vivos e dos mortos ficava mais estreito, e na noite do Festival os fantasmas dos mortos podiam visitar o mundo dos vivos. Faziam fogueiras e as pessoas usavam fantasias, geralmente feitas com peles e cabeças de animais. Quando o festival terminava, o povo pegava as lenhas e madeiras da fogueira, levava para suas casas e acendia as lareiras com elas, em um ritual de proteção contra o inverno.

As celebrações de Halloween chegaram aos Estados Unidos em New England, Maryland e em outras colônias europeias no sul do país. A versão do Halloween norte-americana era uma mistura dos costumes europeus e de tradições do povo local. No Brasil a festa começou a ganhar destaque nos últimos anos, trazida pelas escolas de idiomas que ensinam às crianças as tradições dos países de língua inglesa. Por aqui as comemorações ainda são tímidas, mas ganham força a cada ano, sendo vista também como uma oportunidade para o comércio. Em 2003, numa tentativa de “abrasileirar” o Dia das Bruxas, o governo decretou que 31 de outubro é Dia do Saci. Figura popular do nosso folclore, o Saci é um menino travesso – o que tem tudo a ver com as travessuras do Halloween.

Nos dias de hoje, as crianças se fantasiam de fantasmas, bruxas e monstros e batem de porta em porta para pedir doces – uma experiência que pode ser muito divertida!

Símbolos e curiosidades:

  • A lanterna de abóbora surgiu em um conto Celta sobre um rapaz proibido de entrar no céu e no inferno e que vaga eternamente com sua lanterna em busca de descanso.
  • As cores laranja e preto simbolizam o outono / inverno, quando as folhas se tornam laranjas e os dias são mais escuros.
  • Máscaras e fantasias: os celtas acreditavam que no dia do Samhaim, esses adereços ajudavam a enganar os espíritos, que não reconheciam os humanos e continuavam vagando pelo mundo sem incomodar.
  • Esqueletos e fantasmas: para os Celtas, os mortos assumiam, entre outras formas, a de esqueletos e fantasmas.
  • Morcegos: as fogueiras dos festivais de Samhaim atraiam morcegos.
  • Gostosuras e travessuras: do inglês trick or treat, teve origem na Grã-Bretanha, mas foi popularizado nos Estados Unidos nos anos 50.

 TOP MARKET

Localizado nos altos da Felipe Schmidt, centro da cidade, e tombado como patrimônio histórico de Florianópolis, o conjunto arquitetônico de mais de 4 mil metros quadrados, que abrigou por décadas a Fábrica de Bordados e Rendas Hoepcke, foi inaugurado em novembro de 2022, desta vez, como um grande complexo gastronômico e de entretenimento, com bares, restaurantes, supermercado e espaço para eventos.

O Top Market, como foi batizado, é agora um street mall, espaço contemporâneo que carrega consigo quase 120 anos de história. São mais de 21 operações entre cafés, restaurantes, sports bar, wine bar, supermercado e um espaço kids com brinquedos e monitores para atender crianças enquanto os pais aproveitam.

O empreendimento possui ainda duas torres de moradia com design moderno, mas que não deixam de lado a essência e a simplicidade da sua história. Na esquina onde cruzam duas ruas tão emblemáticas para a cidade (Felipe Schmidt e Hoepcke), o passado se encontra com o futuro ao trazer esse novo conceito de viver, reunido em um só lugar, preservando a importância histórica do local, ressignificando memórias e explorando a originalidade contemporânea dos dias atuais.

SERVIÇO:

O quê: Halloween Top Market

Datas: dia 29 de outubro – domingo

Horário: 12h

Endereço: R. Hoepcke, 168 – Centro, Florianópolis – SC, 88010-130

Quanto: Entrada e participação gratuita

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa