spot_img
Hoje é quarta-feira, 18 de junho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioNOTÍCIAEm Belém, Marquito fala sobre COP 30 e Alesc Sustentável

Em Belém, Marquito fala sobre COP 30 e Alesc Sustentável

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o ambientalista e deputado Marquito fala de atuação legislativa na COP 30 e de projetos como Alesc Sustentável

spot_img

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, o ambientalista e deputado estadual Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL/SC), participou, em Belém do Pará, do Encontro Nacional de Presidentes de Comissões de Meio Ambiente e Legislativo do Brasil, onde ressaltou a necessidade da preparação da atuação legislativa para a COP 30 e de projetos que têm sido desenvolvidos no Parlamento de Santa Catarina, como o Alesc Sustentável.

O encontro, que reuniu parlamentares de diversos estados, foi realizado na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Pará. “Defendemos que a presença legislativa seja propositiva, articulada com a sociedade civil e comprometida com a transição ecológica”, comenta Marquito.

Ao destacar a importância da articulação legislativa em torno da pauta ambiental, Marquito lembrou de seu trabalho em dois mandatos como vereador em Florianópolis, quando atuou junto com a Frente Parlamentar Ambientalista e coordenou a Frente Parlamentar Ambientalista de Vereadores do Brasil. “A gente discutia muito essa questão de ter uma unidade do ponto de vista legislativo. E, se a gente não tem a iniciativa legislativa, na nossa perspectiva, apontada para o que exige, e ações legislativas para a gente não ultrapassar um grau e meio da temperatura global, a gente vai estar sempre correndo atrás daqueles que protocolaram primeiro ou daqueles que têm a força política”, alertou Marquito.

Em seu pronunciamento, o parlamentar também apresentou a programação de diversos eventos, organizados pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, presidida por ele na Alesc, para este mês de junho. São debates, palestras, exposições, no espaço legislativo e também nas comunidades, para fortalecer a consciência sobre a responsabilidade com a situação ambiental. A programação aqui.

Crise climática

Preocupado com as evidências de crise climática, no encontro em Belém o deputado enfatizou que o desafio estratégico dos legisladores é serem, também, instrumentos de articulação e apoio da organização da sociedade civil. ” Eu falo isso porque assim Santa Catarina é o Estado que mais tem alertas de eventos climáticos extremos no sistema nacional da Defesa Civil”, apontou o parlamentar. 

“Em Santa Catarina, temos enfrentado retrocessos, defendido áreas protegidas, promovido debates públicos e construído propostas legislativas que apontam para outro modelo de desenvolvimento. Levamos essa experiência para o encontro, junto com os princípios que precisam guiar nossa atuação: escuta aos territórios, responsabilidade com o futuro e coragem para enfrentar os retrocessos”. (Marquito)”, informa o deputado.

Em dos momentos da sua fala no encontro em Belém, o deputado contou sobre a articulação e esforço suprapartidário, na Bancada da Grande Florianópolis, para a apresentação de emendas coletivas com o objetivo de fortalecer a estrutura da Defesa Civil, nos municípios, para o enfrentamento dos fenômenos climáticos. 

Alesc Sustentável

Sobre as iniciativas no Parlamento, o deputado citou o Alesc Sustentável, criado em 2021 justamente para a gestão ambiental do Legislativo Catarinense, através do qual já foram implementadas diversas ações e projetos, que garantiram inovações ambientais e reafirmaram o compromisso socioambiental perante a sociedade catarinense. 

Recentemente, na 5ª Conferência Nacional de Sustentabilidade, no Senado, Marquito também havia destacado que, a partir de 2024, “iniciou-se a remodelação dos projetos do Legislativo, com os quais tive a honra de contribuir, unindo minha experiência como engenheiro agrônomo e ambientalista ao trabalho parlamentar”. Ele defendeu que “ao semear esses valores na Alesc, a propagação dessa iniciativa será natural e a multiplicação dos projetos para o Estado de Santa Catarina, outros Estados, e até mesmo em outros países, será consequência de um trabalho inovador e necessário”, defendeu Marquito. Ao todo, são mais de 13 projetos: Compostagem,  Agrofloresta,  Abelhas Nativas,  Horta Sensorial,  Feiras Orgânicas,  Luminotécnico, Alesc Menos Lixo,  Pedalesc, Licitações Verde,  Agenda A3P,  Carbono Zero,  Energia Limpa e Recursos Hídricos.

No instagram, confira pronunciamento

https://www.instagram.com/p/DKiD0dqRsIM/?igsh=MXdkMndleWRxZjM2cw==

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa