spot_img
Hoje é sexta-feira, 13 de junho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALUso de caixinhas de som nas praias de Florianópolis está proibido

Uso de caixinhas de som nas praias de Florianópolis está proibido

Guardas Municipais poderão apreender os equipamentos e aplicar multas

spot_img

Visando coibir a perturbação do sossego nas praias de Florianópolis, a Prefeitura da Capital sancionou nesta quinta-feira (5) a Lei Complementar nº 774/2025, que altera o Código de Posturas do Município para proibir o uso de caixas de som e outros aparelhos sonoros nas praias e nos logradouros públicos que dão acesso a elas, independentemente do volume emitido.

A atualização da legislação veda expressamente o uso de caixas de som, alto-falantes e equipamentos similares nesses espaços. A medida irá coibir a perturbação do sossego, especialmente durante a alta temporada, e irá atender a uma demanda crescente da população por mais tranquilidade em áreas de lazer.

A proibição foi incluída por meio da alínea “w” no inciso I do artigo 107 da Lei nº 1.224, de 1974, prevendo exceções apenas para eventos previamente autorizados pela Prefeitura e para situações específicas, como o uso de sirenes, sinetas e apitos por veículos de emergência, policiais, guardas municipais e guarda-vidas em serviço.

A fiscalização será feita pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Guarda Municipal e SUSP. Esses órgãos estão autorizados a apreender os equipamentos sonoros e aplicar multas, que variam de R$ 35,00 a R$ 700,00.

“Durante o último verão, observamos verdadeiras competições de caixas de som, com diferentes grupos disputando volume e espaço, o que acabava comprometendo o sossego e afastando a principal proposta desses locais, o contato com a natureza e o descanso. Essa atualização da lei vem justamente para resgatar esse equilíbrio.” afirma Maryanne Mattos, vice-prefeita, secretária de Segurança e Ordem Pública e autora da proposta.

Mattos ainda conta que ao proibir o uso desses equipamentos sonoros, a cidade irá proporcionar uma experiência mais tranquila e agradável tanto para quem mora aqui quanto para os milhares de turistas que visitam Florianópolis todos os anos.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa