Hoje é quinta-feira, 18 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALEmoção e música marcam retomada de oficinas do Cati, em São José

Emoção e música marcam retomada de oficinas do Cati, em São José

Atividades físicas e socioeducativas, são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

O Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati), que já é referência no Estado e se tornou um verdadeiro lar para seus frequentadores, retomou as atividades nesta segunda-feira (26). Os idosos matriculados escolheram uma opção de cada categoria (física e socioeducativa), que são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As oficinas do grupo 1 incluem hidroginástica, ginástica, pilates, dança de salão e dança ritmos, e as atividades do grupo 2 envolvem canto, inclusão digital e teatro.

Para receber os alunos, a equipe preparou uma recepção, com muita música e animação, além de um café caprichado no intervalo das atividades. “Esse ano estamos buscando oferecer para eles um cardápio mais saudável. Afinal, aqui temos idosos com diversas comorbidades, temos diabéticos, hipertensos e cardíacos. O nosso departamento de saúde também aponta que a questão do Índice de Massa Corpórea (IMC) está alto, então a intenção é ofertar uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. Vamos trazer muita aveia pro cardápio, frutas da estação, sucos, chás, opções mais de acordo com a alimentação saudável”, explica a diretora do Cati, Karen dos Santos.

O retorno das atividades não passou despercebido pelos idosos, que expressaram sua alegria e gratidão por poderem retornar ao Cati. Muitos compartilham histórias emocionantes sobre como a instituição se tornou um ponto de encontro, oferecendo não apenas atividades enriquecedoras, mas também amizades e apoio emocional.

“O coração está batendo a mil. Encontrar os amigos e fazer minha hidroginástica, não existe nada melhor que isso. Eu nem dormi direito essa noite, de tão ansiosa para vir pra cá. Deixei tudo arrumado, para não esquecer de nada. Não consigo nem dizer o quão feliz eu fico em estar aqui. Esse lugar é vida. Não tem outra definição. Eu voltei a viver e reencontrei a alegria pela vida”, esse foi o depoimento emocionado, de “dona Regininha”, de 83 anos, uma das primeiras alunas da instituição, ao retornar às aulas.

Vagas remanescentes

Para quem ainda não garantiu a vaga, é importante lembrar que as matrículas podem ser realizadas até o dia 15 de março no Cati e devem ser feitas presencialmente. No dia 18 de março será ofertada uma segunda oportunidade para as vagas remanescentes dos idosos que desejam mudar de horário ou colocar o seu nome na lista de espera. Neste ano foram realizadas 2.182 inscrições para as 1.600 vagas disponibilizadas. As inscrições só podem ser realizadas por terceiros através de procuração. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada, no dia 18 de março.

A diretora conta que ainda terão vagas extras. “Em abril, estaremos disponibilizando novas vagas para quem ficou de fora das matrículas normais e remanescentes. Serão oficinas de fitdance, movimentE (Udesc) e dança do ventre. As vagas serão preenchidas respeitando a fila de espera dos matriculados que não preencheram as primeiras vagas, e as vagas remanescentes”.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa