Hoje é quarta-feira, 29 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALEpagri promove curso de produção de algas entre 7 e 9 de...

Epagri promove curso de produção de algas entre 7 e 9 de março

O curso tem 20 alunos inscritos, que vão conhecer as bases da algicultura, que é a criação racional de algas

    A Epagri promove entre os dias 7 e 9 de março curso de produção de algas. As aulas serão realizadas no Centro de Treinamento da Epagri em Florianópolis, nos dias 7 e 8 de março. No dia 9 acontecem visitas em propriedades produtoras no Ribeirão da Ilha, também na capital. O curso tem 20 alunos inscritos, que vão conhecer as bases da algicultura, que é a criação racional de algas.

A Epagri, em parceria com a Universidade Federal de SC (UFSC), desenvolve desde 2008 estudos para viabilizar o cultivo da macroalga Kappaphycus alvarezii no litoral catarinense. Em 2020 o Estado obteve autorização ambiental para cultivo comercial do vegetal, que responde pelo segundo maior volume de produção na aquicultura mundial.

Florianópolis, Palhoça, Governador Celso Ramos e São Francisco do Sul já estão produzindo algas. Elas servem como matéria-prima para produção de biofertilizante e também para as indústrias de alimentos, cosméticos e farmácia. Ainda podem ser utilizadas na culinária, tema que será abordado no segundo dia do curso, que acontece na cozinha didática do Centro de Treinamento da Epagri.

Conteúdo do curso

Além do uso na culinária, o curso da Epagri vai orientar os novos algicultores sobre o panorama mundial da produção de macroalgas; características fisiológicas da Kappaphycus alvarezii; características ambientais de cultivo (luz, temperatura, salinidade, nutrientes, intensidade de corrente); infraestrutura necessária; autorizações para os cultivos comerciais; tecnologias de cultivo; potencialidades comerciais; orientações para cálculo do custo de produção.

No dia 9 os alunos vão visitar duas propriedades que já têm produção estabilizada e comercializada, com alta produtividade por hectare. “Vai ser bem proveitosa essa visita”, atesta Philipe Medeiros da Costa, extensionista da Epagri em Florianópolis e um dos organizadores do curso.

O extensionista explica que o objetivo da Epagri é oferecer mais uma alternativa de renda ao maricultor catarinense, proporcionando mais estabilidade econômica. Segundo ele, o custo de implantação de um hectare da macroalga pode variar entre 15 mil e 100 mil, dependendo do modelo produtivo a ser utilizado.

Philipe lembra que, apesar de ser uma cadeia produtiva nova, a produção de macroalgas já tem um conhecimento estabelecido no Estado, graças às ações da Epagri. “A maior lacuna hoje é a comercialização”, argumenta ele, lembrando que Santa Catarina tem potencial para produzir até 70 toneladas por ano.

Serviço

  • O que: curso de produção de macroalgas
  • Quando: 7, 8 e 9 de março
  • Onde: Em Florianópolis. Nos dias 7 e 8 de março no Centro de Treinamento da Epagri (Rod. Admar Gonzaga, 1188, Itacorubi). No dia 9 visita às propriedades de Tatiana da Gama Cunha (Rod. Baldicero Filomeno, 5608) e Ademir Dário dos Santos (Rod. Baldicero Filomeno, 6286).
  • Informações e entrevistas: Philipe Medeiros da Costa, extensionista da Epagri em Florianópolis, pelo fone (48) 36655204
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa