Hoje é sábado, 24 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALEspecialista dá dicas para prevenção de ISTs no Carnaval

Especialista dá dicas para prevenção de ISTs no Carnaval

Rede de Saúde de São José fornece opções de prevenção gratuitas

Publicidadespot_img

O Carnaval está chegando, e com ele, a importância de relembrar as estratégias de prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis (IST). Há muitas formas de prevenção, conforme explica a médica infectologista Aline Vitali Grando, que atende a Saúde de São José. “Não deixe de aproveitar o carnaval, e se proteja contra as IST”, destacou a especialista. 

Uma das medidas indicadas é o uso preservativo interno ou externo, em todas as relações sexuais, o que garante a proteção não apenas contra o HIV mas também contra outras infecções sexualmente transmissíveis. Os preservativos são distribuídos gratuitamente nas unidades de saúde do SUS.

Se você tiver uma exposição desprotegida ao HIV, em até 72h após essa exposição pode procurar um atendimento de saúde e realizar a PEP – Profilaxia Pós-Exposição ao HIV. Para as pessoas que costumam ter exposições repetidas ao HIV existe a PrEP, que é a Profilaxia Pré-Exposição. O método consiste no uso de comprimidos antes da relação sexual, o que permite ao organismo estar preparado para enfrentar o vírus caso ocorra contato com o HIV. 

A especialista também chama a atenção para a importância da realização dos testes para diagnóstico precoce das IST, pois algumas podem não apresentar sintomas. “Você deve procurar sua unidade de saúde para realização dos testes”, ressalta a médica. Desta forma, se tratadas precocemente, várias infecções não se tornam doenças.

Os métodos de proteção contra o HIV são diversos. As pessoas podem escolher usar uma dessas estratégias de cada vez ou combiná-las de acordo com seu momento de vida e preferências pessoais. Em São José, a PrEP e a PEP são ofertadas no Centro de Vigilância em Saúde, localizado na Rua Arnoldo de Souza, nº 38, Centro Histórico.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa