Hoje é quinta-feira, 18 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALETE Ingleses conta com nova tecnologia de aeração para maior eficiência no...

ETE Ingleses conta com nova tecnologia de aeração para maior eficiência no tratamento

A tecnologia das rodas já foi implantada em outra Estação da Companhia, em Curitibanos, na região Serrana

A Estação de Tratamento de Esgoto dos Ingleses, que será inaugurada pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) neste mês, contará com uma nova tecnologia para maior eficiência no tratamento. Ela está no Tanque de Aeração, que fornece oxigênio para que as bactérias degradem a matéria orgânica do esgoto. Na ETE Ingleses, o Tanque contará com rodas que giram e trazem mais oxigênio, aumentando a velocidade e a capacidade de tratamento.

A tecnologia das rodas já foi implantada em outra Estação da Companhia, em Curitibanos, na região Serrana. No entanto, diferentemente da ETE de Curitibanos que opera com um motor para as rodas, a versão dos Ingleses será operada a partir de um sistema de ar difuso no interior do tanque, o que reduz também o uso de energia.

Além das rodas do tanque de aeração, a ETE dos Ingleses também contará com Tratamento Terciário, que envolve processos químicos e biológicos após o tratamento secundário, para produzir um efluente com alta qualidade. Com esse tratamento, são retirados produtos poluentes como fósforo e nitrogênio amoniacal, assim como bactérias, vírus e outros microrganismos de difícil remoção. Ao final, um efluente de 98% de pureza será devolvido ao Rio Capivari, colaborando com a sua despoluição e com a balneabilidade das praias dos Ingleses e do Santinho.

A ETE Ingleses vai beneficiar 42 mil moradores e aumentar em 5% a cobertura de esgoto da capital. O valor investido na obra supera os R$ 132 milhões, com recurso de parceria da CASAN com a Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA). A nova estação vai tratar o esgoto que chegará através dos quase 70 km de rede coletora instalada, atendendo às áreas do centro de Ingleses e da praia do Santinho.


Foto: Acervo CASAN

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa