Hoje é segunda-feira, 9 de dezembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioColuna do EditorFalta política pública para autistas adultos na Capital; vereador vai se licenciar...

Falta política pública para autistas adultos na Capital; vereador vai se licenciar por 30 dias e outras notas

Veja também nesta coluna sobre audiência pública para debater os ranchos de pesca na Capital e com a volta dos trabalhos na Câmara de São José o foco será nos assuntos relacionados ao Contorno Viário entre outras notas

spot_img

Falta política pública para autistas adultos na Capital

A pedagoga da rede municipal de ensino de Florianópolis, Maria Aparecida Feier Goulart, que também é presidente da Onda Azul, organização especializada em ações voltadas às pessoas com transtorno do espectro autista esteve usando a tribuna da Câmara de Florianópolis, nesta quarta-feira (2) chamando a atenção para necessidade de mais políticas públicas para atender esse público.

Mãe de um altista que tem 30 anos, Maria Aparecida apresentou com conhecimento de causa as dificuldades que tanto os autistas quanto seus familiares encontram atualmente. Lembrou que a cada 34 crianças que nascem um sofre com o transtorno, grifando a necessidade de atenção das autoridades. “Não temos em Florianópolis nenhuma política pública que abranja as pessoas autistas e que sejam adultas”, detalhou.

“Temos hoje uma fila esperando pelo laudo diagnóstico e não temos neuropediatra no município”, continuou, ressaltando ainda que ao chegar aos 12 anos o autista não é atendido mais na rede de educação pública, nem na privada. Ela indagou o que fazer com esse público quando ficar adulto no futuro: “reabrir os manicômios”, indagou.

Para tentar amenizar essa falta de atenção mães criaram o projeto Onda Azul, em 2015, que oferece o surf para criança e adultos autistas como forma de tratamento e qualidade de vida. Até um campeonato de surf é realizado pela associação na praia do Santinho. Agora o absurdo. Apesar de ser uma entidade de utilidade pública, o Onda Azul nunca conseguiu horário para usar a piscina pública na Passarelo Nego Quirido. É, realmente, falta atenção!

Centro de referência

O discurso de Maria Aparecida Feier Goulart sensibilizou o vereador Maycon Costa (PL), que inclusive afirma que é portador de transtorno do espectro autista. Ele anunciou que irá impor uma emenda impositiva no Orçamento do Município para implantação de um Centro de Referência para atendimento à pessoa autista no Hospital Dia que irá ser aberto no antigo Terminal do Aeroporto, no Sul da Ilha. “Com isso, agora só vai depender do prefeito Topázio”, disse.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Ranchos de pesca

O vereador Gilberto Pinheiro, o Gemada, do Podemos, teve aprovado no plenário da Câmara da Capital seu requerimento que pede a convocação de uma audiência pública para debater o desmonte dos ranchos de pescadores após o encerramento das safras da tainha. O requerimento foi aprovado e a audiência vai acontecer no âmbito da Comissão de Pesca, Maricultura, Agricultura e Assuntos do Mar.

A comunidade da pesca questiona a desativação dos ranchos ao final das temporadas da tainha. Para estes, as estruturas poderiam ser usadas durante todo o ano, inclusive diminuindo encargos da prefeitura, por exemplo, com religação de energia e outros custos.

O vereador João do Bericó (UB) parabenizou Gemada pelo requerimento aprovado. Defensor da comunidade pesqueira, ele lembrou que conseguiu com muito empenho que o rancho de pesca da Praia do Moçambique, no Rio Vermelho, passe a ser definitivo.

Mulheres que inspiram

A vereadora de Florianópolis Manu Vieira (Novo) é a convidada especial do “Mulheres que inspiram”, um evento que promete mobilizar as mulheres em torno da política. O encontro será no dia 10 de agosto (quinta-feira), às 19h, na sede do Partido NOVO em Blumenau, na Rua Rodolfo Freygang, esquina com a Avenida Beira Rio. A entrada é gratuita, mas é preciso fazer inscrição.

Manu irá compartilhar com os participantes – incluindo os homens (que também são bem-vindos) – detalhes da sua trajetória até chegar ao cargo de vereadora na Capital catarinense. Em 2020 ela foi eleita vereadora pela cidade de Florianópolis, com 3.522 votos.

Vereadora de Florianópolis Manu Vieira (Novo)

Rótula da Barra

O vereador João Luiz da Bega (PSC) está numa cruzada para que o Governo do Estado dê encaminhamento na obra da rótula da Barra da Lagoa. Ele pontou que nesta quarta (2) mais um acidente aconteceu no local. O vereador está cobrando firme do governador Jorginho Mello (PL) que a obra aconteça.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Licença

Vereador Maycon Costa (PL) anunciou nesta semana que vai se licenciar nos próximos dias da Câmara da Capital para dar espaço para que o suplente, Sargento Mattos assuma sua cadeira por 30 dias. “Com certeza e com muita honradez ele estará contribuindo com esse parlamento”, disse. Maycon conta que tem esse perfil de abrir para os suplentes, pois entende que ninguém chega sozinho. No seu primeiro mandato ele abriu para o então suplente Bruno Becker assumir por 40 dias.

Contorno viário

A retomada dos trabalhos pós recesso de julho mobilizou os vereadores de São José na tarde desta quarta-feira (2). O presidente do Legislativo, vereador Matson Cé, garantiu um segundo semestre de muito trabalho na Casa e o envolvimento dos vereadores em pautas importantes para a cidade e para a região, como o Contorno Viário da Grande Florianópolis. Está marcada para o próximo dia 17 uma Reunião Pública para a discussão do andamento das obras, com a presença de representantes do Estado, da concessionária, vereadores das cidades vizinhas e representações da Alesc, Câmara Federal e Senado.

“Seguimos firmes no propósito de fiscalizar, acompanhar e auxiliar o Executivo naquilo que é positivo para a população de São José. Vamos continuar trabalhando também por uma Câmara mais inclusiva, que permita a participação das pessoas e fazer um trabalho diferenciado”, destacou o presidente. Matson fez questão de destacar o envolvimento com os temas de interesse da sociedade, como é o caso da Reunião Pública sobre o Contorno Viário, como um exemplo dessa inclusão e participação da sociedade. “É a pauta do mês da nossa Casa e estaremos trazendo ainda a presença de outras câmaras vizinhas para que possam nos auxiliar a acompanharmos de fato a obra e termos uma resposta positiva para a população”, complementou.

Presidente do Legislativo, vereador Matson Cé

Dias das sessões

A Câmara Municipal de São José realiza suas sessões às segundas e quartas-feiras, às 16h. Nos demais dias, o Legislativo trata de assuntos importantes, em reuniões públicas e rodas de conversa, para a cidade e para sociedade de São José.

Trânsito, saúde, educação, segurança pública, inclusão entre outros assuntos, como o Contorno Viário, tema de reunião pública marcada para dia 17, às 15h, no Plenário.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa