A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começou a vacinar contra a Covid-19, com a formulação Bivalente, residentes e trabalhadores das Instituições de Longa Permanência, Quilombolas e pessoas acima dos 80 anos.
A ação que marcou a largada da imunização aconteceu hoje pela manhã, na Casa Divina Providência, que abriga religiosas idosas da Congregação da Divina Providência. A primeira a receber o imunizante foi a Irmã Olga Maria Brach, de 100 anos.
Todas as ILPs já foram avisadas da imunização e já tiveram a data agendada. Ao todo, 55 Instituições públicas e privadas de Florianópolis, receberão as equipes de vacinadores.
Na sequência devem ser imunizados: pessoas maiores de 70 anos de idade, imunocomprometidos, quilombolas, pessoas com 60 a 69 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional. A progressão de uma fase para a outra, dependerá das definições do Ministério da Saúde e da chegada de novas doses e será divulgada periodicamente.
Só poderão receber a vacina bivalente aquelas pessoas que estiverem com o esquema vacinal completo, com pelo menos duas doses.
Todos os Centros de Saúde terão a vacina disponível, exceto CS Vila Aparecida e CS Costa da Lagoa. A van itinerante também terá o imunizante.