Hoje é quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALFlorianópolis é a primeira cidade do Brasil a implementar Consulta Ambiental automatizada

Florianópolis é a primeira cidade do Brasil a implementar Consulta Ambiental automatizada

Agora, a consulta ambiental automatizada é um requisito essencial para novas construções na cidade, e faz parte do processo de licenciamento de obras declaratórias

Publicidadespot_img

A Prefeitura de Florianópolis disponibilizou nesta semana um serviço inédito não apenas na Capital, mas em todo Brasil: a Consulta Ambiental automatizada. A ferramenta disponibilizada pelo Sistema de Gestão Territorial, o GeoFloripa, é fruto da colaboração entre a Secretaria de Planejamento e Inteligência Urbana e a Fundação Municipal do Meio Ambiente, a Floram, e representa um avanço significativo na gestão ambiental da cidade que tem hoje mais de 50% de seu território composto por áreas de preservação permanente.

Agora, a consulta ambiental automatizada é um requisito essencial para novas construções na cidade, e faz parte do processo de licenciamento de obras declaratórias. A ferramenta utiliza algoritmos e analisa dezenas de camadas de mapas para identificar restrições, proibições e condicionantes relacionadas aos imóveis em questão. Diversas regras foram implementadas e cada situação identificada na análise retornará condições específicas ao imóvel. O resultado é a geração de um documento automatizado que fornece informações detalhadas sobre a viabilidade ambiental no local.

A iniciativa municipal é mais um exemplo do potencial do Sistema de Gestão Territorial, o GeoFloripa, em fornecer serviços essenciais para os moradores. “A Consulta Ambiental automatizada é um passo significativo em direção à transparência e eficiência na gestão ambiental, que pode inclusive servir de modelo para outras cidades brasileiras”, afirma o Superintendente de Gestão Territorial da Prefeitura, Kaliu Teixeira.

Além disso, essa abordagem também é importante em tempos de crises ambientais, como os recentes alagamentos ocasionados pelas fortes chuvas na Capital. A prefeitura realizou o acompanhamento das ações e realizou o mapeamento de todas as ocorrências no sistema Geofloripa. Ao automatizar as análises, os devidos órgãos públicos podem tomar medidas preventivas mais eficazes para evitar futuros problemas e desastres socioambientais.

Para acessar a consulta ambiental automatizada, os cidadãos devem preencher o formulário pelo link https://bit.ly/novogeofloripa, incluindo nome completo do requerente/empresa, CPF/CNPJ do requerente e inscrição imobiliária.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa