spot_img
Hoje é terça-feira, 24 de junho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALFlorianópolis recebe Blitz Educativa de patinetes elétricas

Florianópolis recebe Blitz Educativa de patinetes elétricas

Ação de mobilidade urbana da Whoosh visa conscientizar sobre o uso correto e seguro dos micromodais

spot_img

No dia 20 de maio (terça-feira), das 15 às 19 horas, a multinacional líder em micromobilidade urbana Whoosh, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, realizará mais uma edição da Blitz Educativa no centro de Florianópolis. A ação acontecerá na região central da capital e tem como objetivo conscientizar sobre o uso correto e seguro das patinetes elétricas. Atualmente, a cidade conta com mais de 1.300 patinetes da Whoosh espalhadas em diferentes pontos, alcançando bairros como Estreito, Coqueiros, Beira Mar, Agronômica, Trindade, Itacorubi, Jurerê, Canasvieiras e Lagoa da Conceição.

Em parceria com agentes da Prefeitura de Florianópolis, especialistas da Whoosh irão abordar quem estiver utilizando os veículos de forma inadequada, apresentando aos usuários das patinetes elétricas o modo correto de uso, e as consequências do não cumprimento das regras de uso e de trânsito pelo usuário, como a possibilidade de bloqueio da plataforma do serviço de micromobilidade. Entre as normas de utilização das patinetes estão:

🚫 É proibido o uso por menores de 18 anos
A utilização das patinetes Whoosh é exclusiva para maiores de idade. Essa é uma medida de segurança fundamental, alinhada às diretrizes de regulamentação municipal e federal.

🚷 Não é permitido transportar mais de uma pessoa
As patinetes foram projetadas para suportar uma única pessoa por vez. O uso compartilhado compromete a estabilidade e aumenta o risco de acidentes.

🛑 Respeite o trânsito e os pedestres
Circule com atenção, especialmente em áreas de grande fluxo. Siga as normas locais de circulação.

📱 Duas mãos no guidão
Assim como em outros veículos, é importante que as duas mãos sejam usadas na condução. Por isso, é importante que o usuário esteja sempre com as duas mãos no guidão da patinete.

🛴 Atenção às faixas de pedestre
Antes de atravessar, o usuário deve descer da patinete e empurrá-la ao seu lado. Atravessar a rua somente a pé e quando as luzes dos semáforos permitirem.

🖐🏻 Estacionamento virtual
A Whoosh indica em seu aplicativo os locais corretos para estacionar as patinetes. Posicione-as apenas nos pontos “P” indicados e atente-se para colocá-las de uma forma que não atrapalhe a circulação das demais pessoas. É proibido estacionar a patinete na entrada de garagens e em vagas regulamentadas para veículos específicos.

❌ Se beber não dirija
Álcool pode comprometer o reflexo dos usuários. Por isso, é proibida a condução das patinetes após o consumo.

🎧Nada de fones de ouvido
O uso de fones de ouvido durante a condução do modal compromete a atenção e pode causar acidentes

As normas de patinetes elétricas no Brasil são definidas pela Resolução CONTRAN nº 996, que estabelece que esses veículos precisam ter um limite de até 20km/h, podem circular em ciclovias, ciclofaixas e áreas de pedestres (com velocidade máxima de 6km/h), e em vias com velocidade máxima de 40 km/h. 

“Nosso objetivo é promover uma convivência mais segura entre todos os modais de transporte. Os patinetes elétricos já fazem parte da mobilidade urbana e é fundamental que seu uso seja feito com responsabilidade e conhecimento das regras de trânsito”, afirma Araújo Gomes, secretário executivo de operações de mobilidade de Florianópolis.

Visando a conscientização dos usuários, a Whoosh, empresa de mobilidade melhor avaliada do país, trabalha junto às autoridades para promover um tráfego mais seguro. A companhia também promove Escolas de Direção, oferecendo treinos gratuitos para quem deseja aprender e se informar sobre esta forma de locomoção prática e sustentável. Cadu Souza, diretor de operações da Whoosh, explica que as Blitz Educativas são uma forma de reforçar um comportamento de respeito e cuidado no trânsito. “As patinetes elétricas são veículos de locomoção, e devem ser vistas como tal, por isso é necessário seguir as regras de trânsito para a segurança dos usuários e dos transeuntes ao redor”, explica Cadu. 

Sobre a Whoosh

Whoosh é uma empresa internacional de tecnologia que desenvolve e implementa de forma independente soluções de transporte de micromobilidade, por meio do uso de patinetes. A empresa que gerencia o serviço, também lançou uma escola de condução para garantir a segurança dos usuários. As patinetes da marca são equipadas com o seu próprio módulo Whoosh IoT (Internet of Things), que permite controlar totalmente o estado e as condições do veículo, incluindo bloqueio de velocidade e monitoramento de rotas. Os dados recebidos dos equipamentos permitem a criação de relatórios analíticos sobre micromobilidade, que podem ser de informação muito útil para as autoridades urbanas responsáveis pelo planeamento e desenvolvimento de políticas ambientais das cidades onde a Whoosh opera. Mais informações no https://whoosh.bike/br

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa