Hoje é sexta-feira, 21 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALFlorianópolis tem público de 1,5 milhão de foliões no carnaval de 2023

Florianópolis tem público de 1,5 milhão de foliões no carnaval de 2023

Prefeito Topázio anunciou os dados do feriadão em coletiva nesta quarta-feira (22)

O carnaval de Florianópolis apresentou dados históricos de público, limpeza e organização geral. Nesta quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro, o prefeito Topázio Neto, junto a autoridades da Polícia Militar, Polícia Civil e secretariado da Prefeitura, apresentou os números registrados em diversos quesitos nos dias das festividades, realizadas do dia 10 a 21 de fevereiro.

Com mais de 400 horas de eventos, divididas entre os 11 dias de festas que ocorreram em todas as regiões de Florianópolis, o município proporcionou a diversão, o transporte e a segurança de mais de 1,5 milhões de pessoas.

Passarela do samba e blocos de rua

Com a realização dos desfiles das escolas de samba do grupo especial na Passarela do Samba Nego Quirido e a apuração das notas da competição, foram registradas em médias 50 mil pessoas nas arquibancadas, camarotes, frisas e pista.

A vencedora deste ano foi a União da Ilha da Magia, seguida da Consulado e Acadêmicos do Sul da Ilha.

Além de parabenizar a conquista, o prefeito Topazio Neto e o Secretário Ed Pereira, da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, comentaram sobre os planos para o carnaval dos próximos anos, citando uma mudança na autonomia das escolas de samba, o planejamento para dois dias de desfile, além da volta do desfile das campeãs, e os eventos relacionados a elas, dos blocos de rua e outros eventos.

Rede hoteleira

Retomando o ritmo de hospedagens das redes hoteleiras da região, durante o período de carnaval, foram registrados de 90% a 100% de ocupação em hotéis e pousadas das praias florianopolitanas e 80% na região central da cidade, ocasionando assim, uma movimentação significativa da economia local.

Bloco da Limpeza

A Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção Urbana mobilizou mais de 400 pessoas para o Carnaval. Até 200 garis de limpeza e coleta atuaram por dia no Centro da Cidade e cada regional movimentou seu contingente para atender os blocos.

Foram coletadas 207 toneladas de resíduos das festas, 30% mais do que em 2020. Com operação integrada entre limpeza e coleta, pela primeira vez, o Carnaval de Floripa destinou 120 toneladas de materiais recicláveis para a coleta seletiva. São cerca de 92 mil latinhas e vidro equivalente a 600 mil garrafinhas long neck que vão voltar para a indústria.

Segurança pública

Sobre a segurança pública, o Prefeito Topázio, junto com o comandante Araújo Gomes, que está à frente da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, relataram que durante os dias de folia, todos os agentes da Guarda Municipal trabalharam 24 horas por dia, dando apoio aos blocos e eventos em todas as regiões da cidade.

Além de terem feito a fiscalização dos pontos de concentração com 59 fiscais e auxiliares, 150 seguranças privados foram alocados em postos de revista e barreiras possibilitando assim que fossem revistados mais de 150 mil pessoas nos pontos de acesso.

Com toda essa organização e equipe posicionadas em pontos estratégicos, não foram registrados lesões corporais provocadas com cacos de vidro, brigas generalizadas, homicídios e latrocínios, porte de armas de fogo e armas brancas nas áreas dos eventos monitorados, e brigas e depredação de ônibus e terminais de ônibus.

Transporte coletivo

Pensando na melhor mobilidade da população, a Prefeitura de Florianópolis disponibilizou no sábado (18), mais de 1,5 mil ônibus que circularam na cidade, transportando assim, 125 mil passageiros, sendo 7 mil apenas nos corredores de ônibus.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa