Hoje é sexta-feira, 24 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALFloripa vai testar carnaval lixo zero no desfile do Berbigão do Boca

Floripa vai testar carnaval lixo zero no desfile do Berbigão do Boca

Secretarias de Limpeza e Manutenção e Meio Ambiente, em parceria com triadores, vão separar vidro, metal e plástico para reciclagem

A Prefeitura de Florianópolis prepara a cidade para viver experiência de carnaval lixo zero. O Berbigão do Boca, nesta sexta-feira (10), informa o secretário de Limpeza e Manutenção Urbana, João Luz, será o piloto para a operação que pretende, de forma inédita, articular limpeza pública e coleta seletiva dos recicláveis nas festas do Centro.

Cerca de 100 servidores vão trabalhar na limpeza das ruas centrais. Serão 70 garis ocupados na varrição, lavação, limpeza e manutenção das vias públicas, três equipes com caminhões hidrojato para lavação das ruas, duas equipes com caminhão compactador para coleta seletiva e três varredeiras mecânicas.

Depois do desfile, as equipes da SMLMU vão lavar e desinfetar as vias, de modo que a cidade amanheça limpa.

MANUTENÇÃO URBANA O secretário João da Luz informa que as equipes de manutenção urbana estão em intensa atividade esta semana recuperando o petit-pavé dos calçadões no Centro para o Carnaval.

MENOS LIXO Em colaboração das secretarias municipais de Limpeza e Manutenção e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável com a Associação de Catadores Amigos da Natureza será feita a separação das embalagens consumidas na concentração do bloco, na Alfândega, para triagem posterior no galpão instalado no bairro José Mendes.

Dois caminhões compactadores da coleta seletiva da Prefeitura de Florianópolis darão suporte à associação credenciada. Como o local de concentração é fechado, o folião vai deixar o vidro no contentor instalado no acesso. O plástico e o metal produzidos no cercado serão destinados à associação.

Neste carnaval pós-pandemia, explica João da Luz, será feito um esforço para inovar e recuperar as embalagens de bebidas, encaminhando-as para a indústria da reciclagem. “Vamos começar a mudar a logística da limpeza pública para que o Carnaval de Floripa tenha menor impacto sobre o ambiente e maior alcance social”, aponta o secretário.

Após o Berbigão, informa João da Luz, será analisada a experiência e definido o alcance possível das ações de coleta seletiva durante o Carnaval 2023.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa