A Prefeitura de Florianópolis divulga como está a prestação de serviço de unidades de saúde e educação após o Sintrasem decretar greve na cidade. Na saúde, 15,93% dos profissionais efetivos aderiram à greve e o serviço foi afetado em 37 Centros de Saúde, dois CAPS, três policlínicas e, até o momento, nenhuma UPA. A UPA Continente, que tem os atendimentos inteiramente administrados por uma OS tem a garantia de prestar os atendimentos de forma integral nos próximos dias.
Os cidadãos que precisarem de atendimento podem primeiro ligar para o Alô Saúde Floripa, pelo telefone 0800 333 3233, antes de se direcionarem a qualquer unidade. A Prefeitura planeja, para os próximos dias, iniciar atendimento por telemedicina em vídeo com médicos.
Na educação, das 184 unidades, sete estão sem atendimento, e as restantes com atendimento total ou parcial. Na última terça-feira já foi feito o levantamento dos profissionais que decidiram aderir à greve, portanto, na manhã de hoje, os pais já sabiam se deveriam ou não levar os filhos para a aula. Nesta quarta-feira será feito o levantamento do próximo dia e assim por diante. A Prefeitura planeja antecipar as férias escolares para garantir o cumprimento dos dias letivos das unidades ou turmas que tiveram as aulas prejudicadas.
As negociações entre executivo e sindicato estavam abertas e com proposta de aumento real por parte da Prefeitura: 6% no salário e mais 6% no vale-alimentação. Além disso, o município ofereceu mais uma gratificação aos auxiliares de sala, grande massa de trabalhadores da educação, o que resultaria em um aumento total de 17% no salário. A Prefeitura ressalta que vai entrar novamente na justiça pedindo a manutenção de todos os serviços municipais.
Centros de Saúde com atendimento afetado
Distrito Centro
– Agronômica (29% dos profissionais em greve)
– Centro
– Córrego Grande
– Itacorubi (30% dos profissionais em greve)
– Monte Serrat
– Prainha
– Saco Grande (28% dos profissionais em greve)
– Trindade
Distrito Continente
– Abraão
– Balneário
– Capoeiras
– Coloninha (27% dos profissionais em greve)
– Estreito
– Monte Cristo
– Novo Continente
– Sapé(50% dos profissionais em greve)
– Vila Aparecida
Distrito Norte
– Barra da Lagoa
– Cachoeira do Bom Jesus
– Canasvieiras
– Ingleses
– Jurerê (44% dos profissionais em greve)
– Rio Vermelho
– Santinho
– Santo Antônio de Lisboa
Distrito Sul
– Alto Ribeirão (66% dos profissionais em greve)
– Armação
– Campeche
– Canto da Lagoa
– Costa da Lagoa
– Costeira do Pirajubaé (26% dos profissionais em greve)
– Fazenda do Rio Tavares
– Lagoa da Conceição
– Pântano do Sul
– Rio Tavares
– Tapera
CAPs com serviços afetados pela greve:
– CAPs AD Ilha
– CAPs Ponta do Coral
Policlínicas com serviços afetados pela greve:
– Poli Centro
– Poli Sul
– Poli Continente
Profissionais em greve nas UPAs Norte e Sul: 0