Hoje é sexta-feira, 14 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALHospital Ilha completa um ano na grande Florianópolis

Hospital Ilha completa um ano na grande Florianópolis

Tempo Med planos de saúde expande atuação na Grande Florianópolis com modelo de rede própria de atendimento e se prepara para lançar planos voltados à pessoa física

Em todo o Brasil, até o final do ano passado, foram registrados 50,9 milhões de vínculos de beneficiários em planos de assistência médica, maior número dos últimos 25 anos, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Desse total, 1.669.992 eram de Santa Catarina. O desafio das operadoras é oferecer uma ampla gama de serviços com a melhor gestão dos custos.

Várias empresas enfrentaram e enfrentam dificuldades para equacionar essa demanda crescente por atendimento em saúde, custos cada vez mais elevados e a capacidade de organizar uma rede assistencial que ofereça o melhor cuidado de maneira financeiramente sustentável. A tendência no mercado brasileiro é a verticalização, ou seja, operadoras de saúde contarem com uma rede cada vez mais significativa de serviços próprios: unidades ambulatoriais, equipes de saúde, apoio diagnóstico e hospitais.

Em meio a esse cenário, a Tempo Med completou um ano na Grande Florianópolis e já conquistou mais de 25 mil beneficiários na região. Com olhar voltado para a verticalização na saúde suplementar, que é justamente a integração de diferentes serviços de saúde sob uma única gestão, visando maior controle e eficiência no atendimento ao paciente, a operadora avança na oferta de planos de saúde empresariais e coletivos por adesão e se prepara para lançar planos individuais e familiares.

“Hoje, contamos com uma rede de atendimento ambulatorial e hospitalar na Grande Florianópolis em que o paciente está no centro do cuidado, as agendas dos médicos estão disponíveis exclusivamente para nossos beneficiários, que podem marcar diretamente dos seus celulares pelo aplicativo. E o fato de contar com as unidades próprias da operadora e um sistema de informação integrado, permite que o seu médico de família ou o especialista com quem consultou saiba no momento da consulta o seu histórico de saúde, seus atendimentos na urgência, medicações que utiliza e avaliação dos demais profissionais de saúde. Isso evita desperdícios, como realizar novamente exames já feitos recentemente e, também promove um cuidado coordenado.” explica Paulo Poli, médico de família e diretor executivo da operadora.

Mudança na cultura de cuidado com à saúde

O diretor executivo da operadora explica ainda que a Tempo Med veio transformar a cultura de cuidado com a saúde em Santa Catarina, tendo como referência boas práticas em países desenvolvidos e a importância em ter um médico especializado (médico de família) de referência para os problemas de saúde mais frequentes.

“Na Tempo Med temos diferentes opções de planos de saúde, mas em todas elas a base é a rede de referência, as unidades próprias, que devem atuar de forma integrada e continuada com a rede credenciada, que complementa os nossos serviços. E, nessas unidades, destacamos o médico de referência, o médico de família, que é um profissional especializado nos problemas mais frequentes”. Em sua bagagem, Dr. Paulo atuou no SUS e em grandes operadoras de planos de saúde, além de lecionar em cursos de graduação em Medicina e diversas especializações.

A Tempo Med traz para a Grande Florianópolis a verticalização. Após um ano no mercado local, a operadora preparou planos voltados à pessoa física: individual e familiar, na modalidade hospitalar e ambulatorial. “A expectativa é estender esse cuidado à população que tem o desejo de contratar plano de saúde, mas não têm opções acessíveis”, reforça Poli.

Entenda como funcionam os convênios médicos

Os convênios médicos adotam o sistema mutualista, no qual várias pessoas contribuem financeiramente e utilizam de acordo com a necessidade. Assim, formam um fundo comum que custeia o sinistro (os custos de utilização do plano). A mensalidade varia de acordo com: a faixa etária e produto contratado (com ou sem obstetrícia, enfermaria ou apartamento); a abrangência local, regional ou nacional) e com ou sem coparticipação (percentual pago pelo beneficiário ao utilizar os serviços). Os custos da utilização são diluídos entre todos os beneficiários. Para compensar esse mecanismo, as operadoras aplicam um reajuste por mudança de faixa etária até 59 anos. Assim, conforme o envelhecimento do beneficiário, ocorre um aumento condizente com o seu perfil de risco.

Regulamentação

As operadoras passam pela regulamentação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) com rigorosos padrões de qualidade avaliados, capazes de mapear e identificar o índice de satisfação dos serviços.

Sobre a Tempo Med

Desde maio de 2023, a Tempo Med Operadora de Planos de Saúde (ANS N42777-1) atua em Santa Catarina e no Paraná na oferta de planos empresariais e coletivos por adesão. A partir de junho de 2024, passa a comercializar planos individuais e familiares na Grande Florianópolis. O modelo assistencial traz a medicina de família com referência de atendimento; a telemedicina 24h e eletiva em diversas especialidades e aplicativo que facilita a vida do beneficiário. Em Florianópolis, a operadora adquiriu o Ilha Hospital e implantou atendimento 24h em pediatria, ortopedia e clínica médica; trouxe uma clínica de oftalmologia, exames de imagem, reformou e ampliou a UTI neonatal, dentre outras melhorias.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa