Hoje é sábado, 13 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALHU-UFSC promove atividades culturais durante o período junino e movimenta brinquedoteca

HU-UFSC promove atividades culturais durante o período junino e movimenta brinquedoteca

A ação ocorrerá na brinquedoteca da enfermaria pediátrica da unidade hospitalar entre os dias 23 e 29 de junho.

Comidas típicas, brincadeiras, filme, música, pintura e outras atividades farão parte do “Arraiá da Brinquedoteca” no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculado à Rede Ebserh, que acontecerá entre os dias 23 e 29 de junho na enfermaria pediátrica da Unidade da
Criança e do Adolescente.

O evento junino envolverá as crianças internadas (a partir dos 2 anos de idade) de forma segura (seguindo os protocolos institucionais e prevenindo infecções hospitalares), evitando ainda o contato com aquelas que estejam fora da faixa etária, como bebês em isolamento ou que estão nos ambulatórios.

Conforme explicou a psicóloga hospitalar do HU-UFSC, Francisca Gisela Rocha de Andrade, momentos como o do “arraiá” proporcionam uma maior leveza e retiram as crianças internadas da rotina habitual no ambiente hospitalar e as levam a um lugar lúdico e de diversão, amenizando os pensamentos e as sensações em relação ao sofrimento
causado pela doença que fizeram com que elas fossem internadas.

A pedagoga do HU-UFSC, Luciany Andrade Nascimento, complementa e aborda a importância pedagógica e terapêutica de ações como essa, que, segundo ela, melhoram o quadro dos pacientes envolvidos, fortalecem as famílias, ampliam a integração e convivência entre as crianças, as brinquedistas e os demais profissionais da unidade hospitalar, por meio da música, pintura, diversão e diversos aprendizados.

A semana junina na brinquedoteca da enfermaria pediátrica do HU-UFSC é uma iniciativa do Grupo Gestor da Brinquedoteca do HU-UFSC, composto por pedagoga, psicóloga hospitalar, terapeuta ocupacional, enfermeiras do HU-UFSC e professores da UFSC.

Confira a programação completa do “Arraiá da Brinquedoteca do HU-UFSC”.

23/06: oficina “Decorando a Brinquedoteca para o Arraial do HU”: organização do ambiente através da decoração e produção de pinturas e desenhos.

26/06: oficina “Conhecendo a história das festas juninas”: exibição do filme “Turma da Mônica: a história das festas juninas”.

27/06: pescaria e atividades juninas divertidas como: dança das cadeiras, bola na boca do palhaço.

28/06: músicas para animar o arraial: aprendizado musical e pedagógico por meio da escrita, fala e demais linguagens.

29/06: dia de curtir o “Arraial do HU-UFSC”: pinturas nos rostos, lanches característicos, sorteio de brindes, brincadeiras e muita alegria em clima junino.

Sobre a Rede Ebserh

O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa