Hoje é sexta-feira, 11 de outubro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALHU-UFSC realiza ações de conscientização sobre doação de órgãos e tecidos

HU-UFSC realiza ações de conscientização sobre doação de órgãos e tecidos

Serão realizados 800 testes rápidos de hepatite virais, nesta terça-feira, dia 24

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove uma série de atividades no mês do Setembro Verde, dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos. Entre as iniciativas, destaca-se a ação preventiva e de testagem rápida para hepatites virais B e C, marcada para o dia 24 de setembro, no hall do ambulatório do HU-UFSC, com realização de testes nos turnos manhã e tarde, das 8h às 16h.

Segundo Janaina Luz Narciso Schiavon, médica gastroenterologista do HU-UFSC, a ação tem como objetivo promover o diagnóstico precoce e fornecer orientações sobre as hepatites virais, que são uma das principais causas de cirrose hepática, podendo levar à necessidade de transplantes de fígado.

Durante o dia, serão realizados 800 testes rápidos, divididos igualmente entre hepatite B e C. Os resultados e orientações serão oferecidos por médicos do serviço de gastroenterologia do HU-UFSC e da junta médica da UFSC.

Palestra sobre doação de órgãos e tecidos

Ainda no dia 24 de setembro, o HU-UFSC promoverá uma palestra sobre a doação de órgãos e tecidos, ministrada pela enfermeira Juliana Martins Costa. A palestra ocorrerá no auditório do Bloco Didático da Medicina, no primeiro andar do HU-UFSC, com início às 10h30.

A apresentação irá abordar temas fundamentais como a definição da doação de órgãos, a importância social e médica, além de desmistificar mitos e verdades sobre o tema. Juliana Martins Costa também irá falar sobre o processo de identificação de doadores, os tipos de órgãos que podem ser doados e os procedimentos envolvidos na autorização e realização do transplante.

Ações da Comissão Hospitalar de Transplantes

Além da testagem e da palestra, o Setembro Verde no HU-UFSC já contou com ações da Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT), voltadas especialmente aos profissionais de enfermagem. Houve a apresentação dos membros da CHT nas unidades hospitalares, destacando o processo de doação de órgãos por morte encefálica e tecido ocular, além de orientações sobre o acionamento da CHT para essas doações e os cuidados relacionados ao potencial doador.

A programação incluiu ainda a distribuição de folders educativos para familiares, pacientes e profissionais da saúde, reforçando a conscientização sobre a importância da doação de órgãos.

A CHT produziu ainda o Mural da Vida, um espaço dedicado à exposição de fotos e relatos de pacientes transplantados.  Segundo a enfermeira Marisa da Silva Martins, o mural busca sensibilizar os profissionais, pacientes e visitantes sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

Relevância da doação de órgãos no HU-UFSC

O médico Joel de Andrade destaca a relevância do mês de setembro para a conscientização sobre a doação de órgãos. Segundo ele, o HU-UFSC tem um papel estratégico no sistema estadual de transplantes, com destaque para o serviço de transplante hepático, o segundo maior em volume de procedimentos em Santa Catarina, e o serviço de transplante de córnea. “Em Santa Catarina, e mais especificamente no HU-UFSC, já foram desenvolvidas várias atividades de mobilização dos profissionais de saúde em relação à doação de córneas e à doação de múltiplos órgãos. Este mês serve para reforçar o contato com os profissionais de saúde e levá-los à possibilidade de que se mobilizem para que nós tenhamos resultados cada vez melhores e que as filas de espera sejam cada vez menores”, ressaltou o médico.

O Núcleo de Transplante Hepático do HU-UFSC teve início em 2011, com o primeiro transplante de fígado realizado em 26 de novembro daquele ano. Até setembro de 2024, já foram realizados 214 transplantes hepáticos, fortalecendo o HU-UFSC como uma referência no sistema estadual de transplantes.

Sobre a Ebserh

O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa