Hoje é sábado, 13 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioECONOMIAInaitec lança "tutorial" para orientar empresas com relação aos negócios no exterior

Inaitec lança “tutorial” para orientar empresas com relação aos negócios no exterior

Compêndio foi entregue à direção nacional da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em solenidade realizada na noite de quinta-feira (23)

O Instituto de Apoio à Inovação, Incubação e Tecnologia (Inaitec) desenvolveu uma espécie de “tutorial” para orientar empresas de software e serviços que têm interesse em fazer negócios no exterior. A primeira versão completa dos materiais de qualificação coletiva para expansão internacional, que servirá de fonte de informação para qualquer empresa do território nacional, foi entregue à direção da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em cerimônia realizada na noite de quinta-feira (23), no auditório do Atrium Offices, na Pedra Branca.

“Mais uma vez, estamos na vanguarda de um movimento coletivo de desenvolvimento econômico e inovação. Tivemos o Inova Palhoça, nosso programa que até hoje é requisitado por prefeituras que usam nossa legislação como modelo para alavancar seu parque tecnológico. Lembro do programa Salto, que foi desenvolvido aqui em Palhoça, em parceria com o Sebrae, e hoje está espalhado por vários estados. E agora nossas equipes do Inaitec lideram a produção deste documento robusto, que será referência para empresas de todo o país que pretendem exportar sua tecnologia e seus serviços. Isso prova, mais uma vez, a excelência do trabalho que é desenvolvido em Palhoça nessas áreas de desenvolvimento econômico e inovação”, reflete o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

A solenidade contou com a presença de Marcelo Fett, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação; Rita Albuquerque, coordenadora de qualificação da ApexBrasil, executora do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) na Grande Florianópolis; e Ulisses Medeiros Júnior, gestor do Peiex.

Cultura exportadora

Fundado em 2010, em uma parceria entre Prefeitura de Palhoça, Cidade Criativa Pedra Branca, Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul) e Associação Empresarial de Palhoça (Acip), o Inaitec é um ecossistema de inovação, que une conhecimento, educação e gestores das esferas pública e privada.

A parceria entre Inaitec e ApexBrasil tem como objetivo alavancar a competitividade das empresas locais e fomentar a cultura exportadora, através de ações avançadas de qualificação.

De 2017 a 2019, o Inaitec executou a primeira edição do Peiex, preparando mais de 200 empresas para a exportação de seus produtos ou serviços. O Peiex é um programa de qualificação gratuito para o empresário, subsidiado pela ApexBrasil e pelo parceiro local – no caso, o Inaitec. Atualmente, o núcleo da Grande Florianópolis possui mais de 150 empresas em processo de atendimento, todas interessadas em expandir seus negócios internacionalmente.

“Durante o processo de execução do Peiex, algumas necessidades foram levantadas e surgiu uma demanda interna com o objetivo de criar um material específico, focado em um dos segmentos que mais se destacam na região da Grande Florianópolis, as empresas de software e serviços”, explicou Diego Chierighini, diretor executivo do Inaitec.

“As características desse setor são bem diferentes das empresas tradicionais, principalmente quando se fala em exportação. O conteúdo é inovador e tem se mostrado uma referência na capacitação de empresas nesse segmento”, avaliou Chierighini.

O conteúdo, que é pioneiro nesse segmento, recebeu o nome de Materiais de Qualificação Coletiva para Expansão Internacional de Empresas de Software e Serviços do Núcleo Grande Florianópolis. O compêndio foi desenvolvido abordando mais de 20 tópicos de treinamento, organizados em cinco módulos: Estratégia, Mercado, Marketing/Comercial, Contábil/Financeiro e Jurídico. São cerca de mil slides disponíveis para orientar os empresários. “Quando a gente desenhou este ‘road map’, foi uma luz para vários conceitos que já estavam na cabeça do empreendedor, porém, organizados de uma forma categórica”, observa o mentor Gustavo Peles. “É um legado que a gente tem a expectativa de ceder à ApexBrasil como uma fonte de contribuição e de apoio para essas empresas que têm potencial de desenvolvimento e de expansão internacional”, reforçou o mentor.

“Esse material será realmente um suporte para quem está lá na ponta, cuidando das empresas e traduzindo essas informações. Agradeço em nome de todos os técnicos do Peiex – hoje temos 334 técnicos espalhados pelo Brasil, atendendo empresas. Então, agradeço muito por eles, porque o trabalho que vocês fizeram é incrível, é um suporte necessário para que a gente tenha conteúdos de ponta para mostrar a empresas que são de ponta, que já fazem um trabalho diferenciado para chegar no mercado internacional”, agradeceu Rita Albuquerque.

Segundo Marcelo Fett, um programa bem estruturado de internacionalização de empresas impacta positivamente o dia a dia da comunidade e a economia da região. Portanto, é fundamental para o ecossistema de inovação. O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação lembrou que o Governo do Estado lançou, na quarta-feira (22), o programa Santa Catarina Inovadora, focado na competitividade das empresas catarinenses e apoiado em sete pilares. “Um desses pilares é o que a gente está chamando de projetos estruturantes. E dentro desses projetos estruturantes, está justamente a questão da internacionalização de empresas; especificamente, no caso da nossa secretaria, das empresas de base tecnológica”, explicou Marcelo Fett. “Entendo que é fundamental para nosso ecossistema de inovação que a gente possa começar a pensar nele globalmente, com uma estratégia coordenada pelo Governo do Estado, com todos os atores do ecossistema, mas que a gente possa ter, se não no curto prazo, mas pelo menos no médio prazo, várias empresas se aventurando e tendo sucesso internacionalmente”, concluiu o secretário.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa