A judoca Secretaria de Esportes e Lazer de São José, Ana Paula Nobre, conquistou neste sábado (8), no primeiro dia do Open Pan-Americano realizado na Bahia, a medalha de bronze na categoria 48 kg. Com participação maciça de brasileiros de todas as categorias, o evento é considerado um dos principais caminhos para conquista de pontos na corrida para os Jogos Olímpicos e Pan-Americanos.
Ao todo, 121 atletas de 8 países participaram do evento, que valeu 200 pontos no ranking de classificação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago e 100 pontos no ranking internacional da FIJ, classificatório para Paris 2024. A delegação brasileira, formada por 105 judocas, faturou 50 medalhas e liderou com folga o quadro geral de medalhas. O Chile teve uma prata, México e Estados Unidos ficaram com um bronze cada.
O Pan-Americano de Judô segue agora para Lima, no Peru, nos dias 22 e 23 de julho, fechando a classificação para os Jogos Pan-americanos de Santiago neste ano. O Brasil terá atletas neste evento, mas a equipe principal seguirá em programação específica de treinamentos internacionais para o World Masters, que será de 4 a 6 de agosto, na Hungria, sendo o segundo evento mais importante do calendário no ano.
O técnico Fábio Maciel destacou a importância da medalha e comemora o apoio que a equipe vem recebendo do Poder Público. “Nosso trabalho é intenso, mas sem o apoio da Prefeitura de São José e Secretaria de Esporte, a gente talvez não tivesse conquistado tantos títulos como temos alcançado nos últimos anos”.