Desde esta terça-feira (31), a Junta Militar de São José passou a operar no andar térreo da Prefeitura de São José. O prédio está localizado Avenida Acioni Souza Filho, 403, a Avenida Beira-Mar.
Dentre os serviços prestados, cabe à Junta Militar realizar todo o processo de alistamento de brasileiros do sexo masculino, que completam 18 anos de idade. Obrigatório no Brasil, o alistamento militar, neste ano, ocorreu até 30 de junho, tanto de forma online quanto presencial. Quem perdeu o prazo de inscrição deve procurar a Junta Militar para encaminhar a regularização, sob risco de penalização.
Os maiores de 18 anos, que nasceram em anos anteriores, e ainda não estão alistados, podem procurar o serviço para regularizar a sua situação. O cidadão que não fizer o alistamento fica impedido de tirar passaporte, abrir conta em banco, solicitar título de eleitor, entrar no serviço público ou se matricular em instituições de ensino, explica a secretária militar, Marina Ludwig. Além disso, é necessário pagar a multa prevista na legislação e só será permitido comparecer à seleção no ano seguinte.
Em média, 350 atendimentos são realizados por mês pela unidade. Marina informa ainda que a partir de 1º de janeiro de 2024, jovens do sexo masculino, que completam 18 anos em 2024, devem se alistar nas Forças Armadas até o dia 30 de junho pelo site https://www.alistamento.eb.mil.br/, após a criação de uma conta gov.br. Os brasileiros do sexo masculino nascidos em 2006 são obrigados a fazer o alistamento militar.
O atendimento presencial acontece de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Junta de Serviço Militar. O telefone para contato é (48) 3381-0063 ou (48) 3381-0062.