O pesquisador, historiador e escritor Fábio Garcia, da editora Cruz & Souza, lançou a sua mais nova obra, “Ildefonso Juvenal da Silva: um memorialista negro do Sul do Brasil – volumes I e II”, na sede da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), em Florianópolis, na última semana. O evento foi idealizado pela Diretora de Igualdade Racial da ACI, a jornalista Amanda Santos, como uma homenagem ao Mês da Consciência Negra.
Mais um dos negros que teve a sua história – e grandes contribuições para o jornalismo catarinense – ofuscada, Ildefonso Juvenal da Silva foi nada menos que o primeiro negro a se formar em uma instituição de Ensino Superior em SC, em 1924. Escritor, orador, militar e farmacêutico, publicou obras literárias nos gêneros contos, poesias e teatro, além de dezenas de artigos e crônicas em diversas revistas e jornais (entre eles, o extinto O Estado).
O autor da obra recém lançada, que compila dezenas de artigos publicados por Ildefonso Juvenal da Silva, é bacharel e licenciado em História pela UFSC, sendo reconhecido como uma importante voz do movimento negro. No
site da editora Cruz & Souza é possível adquirir os volumes lançados por Fábio Garcia.
Para o diretor de eventos da ACI, o jornalista Davi Paes e Lima, “abrir a Casa do Jornalista para eventos que resgatam a história de grandes nomes da imprensa de Santa Catarina é motivo de orgulho para todos nós que estamos à frente da entidade. Precisamos que essas histórias apagadas ao longo do tempo sejam conhecidas por jornalistas e estudantes de Jornalismo”.