Em rota de colisão
O clima anda tenso entre os vereadores do Sul da Ilha, Gemada (PL) e Mamá (União Brasil). Na sessão desta segunda (26) ambos propiciaram discussões acaloradas no plenário da Câmara. A mudança de posicionamento de Mama – que agora pertence à oposição – e a luta por espaços nas bases tendem a esticar ainda mais a corda entre as duas lideranças.
O bate-boca começou quando Mama usava a tribuna e disse que o Sul da Ilha teve recentemente apenas uma grande obra que foi o Multihospital, no Carianos. Porém, remendou que como foi retirada a UPA do Rio Tavares, ficou na mesma. Ele citou ainda a inauguração do Campo do Zaire, contudo criticou o vereador Gemada que fala tanto sobre grandes obras, porém discordou sobre quais são elas, pois na sua opinião pavimentação de rua não é grande obra.
A colocação descontrolou Gemada que passou a interromper a fala. Mama pediu para que a vereadora Pri Fernandes (PSD), que presidia a sessão, fizesse “ele calar a boca para eu continuar minha fala”. O clima esquentou ainda mais e a discussão seguiu até depois da fala do vereador. Esse enfrentamento promete se estender até a próxima eleição.
Lula e Bolsonaro em SC
2026 é logo ali e as principais lideranças políticas nacionais estão na estrada. Tanto o ex-presidente Bolsonaro quanto o presidente Lula confirmaram agendas em Santa Catarina nos próximos dias. Eles vão movimentar o cenário político catarinense e prometem potencializar seus aliados no Estado.
O primeiro a vir é o presidente Lula, que estará em SC nesta quinta-feira (29). Ele participa de cerimônia de entrega oficial do Porto de Itajaí. Na agenda há o ato que marca a conclusão do processo de transferência da autoridade portuária para a gestão municipal, além do anúncio de investimentos estratégicos para a modernização e expansão das operações portuárias na região. A confirmação da visita foi feita pelo presidente estadual do PT, Décio Lima.
Já o ex-presidente Bolsonaro estará dia 5 de julho fazendo em Santa Catarina o lançamento do Rota 22, um projeto do Partido Liberal que está percorrendo o Brasil. O evento vai acontecer na Arena Opus, em São José e terá início às 10h22. A expectativa é que reúna cerca de 7 mil pessoas, com presença do governador Jorginho Mello e demais lideranças do partido. A entrada é gratuita, e o formulário para inscrição será divulgado nas redes sociais do Partido Liberal de Santa Catarina. Após o evento, Bolsonaro participa de um almoço reservado com lideranças do Estado.

Bruno com João
Chamou a atenção a presença do secretário de Assistência Social da prefeitura de Florianópolis, Bruno Souza (PL), em uma live organizada pelo empresário Luciano Hang, que vai acontecer nesta quarta-feira (28). O mote é moradores em situação de rua, um assunto que o PSD está tratando como plataforma da pré-candidatura a governador do prefeito de Chapecó, João Rodrigues. O objetivo de dar palanque para Rodrigues fica mais evidente com sua presença na live e também da correligionária, prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan. O que estranha é que Bruno Souza é funcionário do prefeito Topázio Neto, apoiador número um da reeleição do governador Jorginho Mello (PL).

O que fez?
Vai até ser interessante acompanhar a live do veio da Havan para ouvir o que o secretário Bruno Souza tem feito de tão relevante em relação a população moradora de rua na Capital. O que se vê é que esse contingente só cresce e junto com ele as ocorrências policiais. O secretário é inclusive alvo de vereadores da Câmara que enxergam sua atuação mais marqueteira que prática em relação ao tema.
Forças do atraso
Ao criticar o ativismo político e jurídico ambiental muito forte em Florianópolis, atrasando o desenvolvimento da cidade, o vereador Renato da Farmácia (PSDB) foi certeiro ao afirmar que nesta cidade quem quer construir ou projetar algo tem que ter na equipe mais advogados que engenheiros.
Ele ainda fez um comparativo mais que pertinente de Florianópolis com Balneário Camboriú que está atraindo inclusive muito investimento estrangeiro. O vereador exemplificou que enquanto BC constrói o Senna Tower com 157 andares de altura, na Capital o Parque Marina Beiramar Norte está empacado por puro ativismo jurídico.
Frio intenso
A vereadora Ingred Sateré Mawê (PSOL) fez um alerta para o frio intenso que está chegando nesta semana e a necessidade de a prefeitura fortalecer sua rede de proteção e assistência especialmente aos moradores em situação de rua. Ela criticou que não viu nenhum cronograma da prefeitura ou Assistência Social alertando sobre ações para proteção.
Num contraponto, ela encontrou essa mobilização inclusive com kits de inverno e abrigos na cidade vizinha, em São José. Lá, segundo a vereadora, a prefeitura tem um cronograma completo de ações e orientações inclusive atingido até os animais de rua.

Aumento do IOF
O deputado Valdir Cobalchini apresentou, nesta segunda-feira (26), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) pedindo a suspensão dos efeitos dos dois decretos emitidos pelo Governo Federal, na semana passada, que aumentam a cobrança do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF).
Cobalchini justificou seu projeto alegando que não há como o Governo aumentar mais impostos, onerando ainda mais quem produz neste País. “Chega de imposto”, disse o deputado, acrescentando que o Governo precisa cortar gastos e não aumentar impostos. “O Governo, pelo menos, poderia ter feito um amplo debate com o Congresso Nacional antes de editar uma medida nesse sentido”, completou o deputado.
Dentre as alterações mais preocupantes, de acordo com o deputado, está o aumento da alíquota adicional do IOF para 0,95% sobre todas as operações de crédito realizadas por pessoas jurídicas, independentemente do prazo. “Essa elevação tem efeitos diretos sobre o custo do capital, impactando negativamente a capacidade de investimento das empresas e desestimulando a atividade produtiva”, justificou Cobalchini.

Clique para receber a COLUNA DO ADRIANO no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9