Hoje é sábado, 13 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALMaratona Cultural 2023 traz destaques da música independente nacional e catarinense

Maratona Cultural 2023 traz destaques da música independente nacional e catarinense

Artistas se apresentarão nos palcos Tenho Mais Discos Que Amigos!, Rifferama, Phonolite, Kairós e Balaclava

Evento já consolidado na agenda artística de Florianópolis, a Maratona Cultural é também uma exaltação à música independente. Na edição de 2023, que ocorre entre os dias 23 e 26 de março, cinco palcos trarão artistas e bandas já conhecidos no circuito e outros que vêm ganhando destaque e conquistando cada vez mais espaço. As atrações foram selecionadas sob curadoria de referências na área, como o jornalista Tony Aiex, do portal Tenho Mais Discos Que Amigos! (TMDQA!), o jornalista Daniel Silva, que comanda o portal catarinense Rifferama, e Guilherme Coutinho, advogado, artista e fundador da empresa de consultoria musical Phonolite.

Instalado na Escadaria do Rosário, no Centro, o palco TMDQA terá shows nacionais das bandas Mandale Mecha, Flor Et e Maglore, na sexta-feira; e Brisa Flow e Francisco, el Hombre, no sábado, prometendo apresentações eletrizantes. “Nós pensamos em diversidade, trabalhos que fogem do comum, artistas que estão prestes a se destacar para públicos maiores e, claro, bandas com bases de fãs consolidadas e que levam muitas pessoas aos seus shows. É um grande desafio conciliar tudo isso com a disponibilidade de agenda dos artistas, mas sempre chegamos a um resultado bacana”, destaca Tony Aiex.

Já o palco Rifferama, na Célula Showcase, no bairro Saco Grande, receberá bandas catarinenses que estão na estrada há anos e atrações da nova geração. A sexta-feira terá uma noite metal, com Rest in Chaos e Red Razor, ambas conhecidas do público da casa. “A Red Razor é uma das melhores bandas de trash metal do Brasil. E a Rest in Chaos faz um show brutal. São duas bandas impactantes, de muita qualidade de som”, diz Daniel Silva, sobre a escolha das atrações. No sábado, sobem ao palco dois grupos jovens e promissores, a Jandaia, com seu som pop dançante, e a Ondastral, que une reggae, rock e balada. “Fazer parte de um evento do porte da Maratona, junto a tantos locais importantes, e batizar um espaço com o Rifferama é um presente e uma prova da relevância do trabalho que fazemos. O portal completa 10 anos em agosto e é muito gratificante estar junto disso, ainda mais fazendo a curadoria de um espaço tão importante como a Célula, colocando música autoral do Estado para as pessoas conhecerem”, ressalta Daniel.

Novidade na programação deste ano, a Noite Phonolite, no Desgosto Bar, no Centro, trará bandas catarinenses da nova geração, que têm conquistado espaço e lançado trabalhos de destaque: o palco terá Daniel Arena Trio e Semserteza, na quinta, e Somaa e Budang, na sexta. ” Na primeira noite, vamos ter um som mais acústico e intimista, com o folk e blues do Daniel Arena Trio, e o projeto Semserteza, dos músicos tarimbados Leo Vieira e André Stahnke, que se apresentarão com a diva Joana Castanheira. Na segunda noite, o rock e as guitarras distorcidas vão predominar: a Somaa, trio de Joinville, acaba de apresentar a primeira faixa de seu novo álbum, O Buraco Mais Bonito da Cidade. Já a Budang, de Floripa, é simplesmente a revelação nacional do hardcore, que lançou o terceiro EP, Astrologia, destino & salmos, no final de 2022 pela Deck, mesma gravadora de artistas como Pitty, Dead Fish e Supercombo”, destaca Guilherme Coutinho, curador do palco.

O roteiro se completa com os palcos Kairós e Balaclava. Instalado na Rua Victor Meirelles, o palco Kairós trará Nakatomi Plaza e Entrevero Instrumental, na quinta; Eva Figueiredo e Apocalypse Cùier, na sexta; Roda de Choro Mulheril e Samba da Antonieta, no sábado; e a atração internacional Sekouba Oularé & Korobá, projeto que une música da Argentina e Guiné, no domingo. Já o Palco Balaclava, na Escadaria do Rosário, terá uma noite dedicada ao melhor do hip hop de Florianópolis, na quinta-feira, com Slam, Allen Rosa x Felipe Martins, Batalha de Dança, Maryjane x Jana, Kapile x Mig, Rodrigo Ogi, Brum x Mnegro e Batalha de Sangue.

Ao todo, serão quatro dias com mais de 300 atrações em 80 pontos diferentes da cidade, acompanhando as celebrações pelo aniversário de 350 anos de Florianópolis. A programação da Maratona Cultural é gratuita para o público e pode ser conferida no site maratonacultural.com e no Instagram: maratonacultural2023/.

A Maratona Cultural é uma realização do Instituto Maratona Cultural. Conta com apoio da CDL, Baía Sul. Apoio Cultural de Floripa Airport, Habitasul, Passeio Primavera, Ibagy e Teltec Solutions. Patrocínio: Engie, Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis. Incentivo: Claro, Cassol, Fort Atacadista, Jeep DVA, Programa de Incentivo à Cultura, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina.⠀

QUINTA-FEIRA (23)

PALCO KAIRÓS (R. Victor Meirelles – Centro) Classificação livre

16h Nakatomi Plaza (Florianópolis/SC)

18h Entrevero Instrumental (Capinzal/SC)

PALCO BALACLAVA + HIP HOP DE RAIZ (Escadaria do Rosário, R. Vidal Ramos – Centro) Classificação livre

15h Slam

16h40 Allen Rosa x Felipe Martins

17h25 Batalha de Dança

18h05 Maryjane x Jana

18h45 Kapile x Mig

19h20 Rodrigo Ogi

20h30 Brum x Mnegro

21h15 Batalha de Sangue

NOITE PHONOLITE – DESGOSTO BAR (R. Padre Roma, 174 – Centro) Classificação 18 anos

22h30 Daniel Arena Trio (Florianópolis/SC)

0h Semserteza (Florianópolis/SC)

SEXTA-FEIRA (24)

PALCO KAIRÓS (R. Victor Meirelles – Centro) Classificação livre

16h Eva Figueiredo (Florianópolis/SC)

18h Apocalypse Cùier (Florianópolis/SC)

NOITE RIFFERAMA – CÉLULA SHOWCASE (Rod. João Paulo, 75 – Saco Grande) Classificação 18 anos

23h30 Rest in Chaos (Florianópolis/SC)

1h Red Razor (Florianópolis/SC)

PALCO TMDQA (Escadaria do Rosário, R. Vidal Ramos – Centro) Classificação livre

17h45 Mandale Mecha (Buenos Aires/AR, São Paulo/SP e Florianópolis/SC)

19h Flor Et (Porto Alegre/RS)

20h30 Maglore (Salvador/BA)

NOITE PHONOLITE – DESGOSTO BAR (R. Padre Roma, 174 – Centro) Classificação 18 anos

22h30 Somaa (Joinville/SC)

0h Budang (Florianópolis/SC)

SÁBADO (25)

PALCO KAIRÓS (R. Victor Meirelles – Centro) Classificação livre

14h Roda de Choro Mulheril (Florianópolis/SC)

17h Samba da Antonieta (Florianópolis/SC)

NOITE RIFFERAMA – CÉLULA SHOWCASE (Rod. João Paulo, 75 – Saco Grande) Classificação 18 anos

23h30 Jandaia (Florianópolis/SC)

1h Ondastral (Lages/SC)

PALCO TMDQA (Escadaria do Rosário, R. Vidal Ramos – Centro) Classificação livre

16h45 Brisa Flow (São Paulo/SP)

18h Francisco, el Hombre (São Paulo/SP)

DOMINGO (26)

PALCO KAIRÓS (R. Victor Meirelles – Centro) Classificação livre

16h Sekouba Oularé & Korobá (Argentina/Guiné)

SERVIÇO

O quê: Maratona Cultural de Florianópolis 2023

Quando: 23 a 26 de março

Local: diversos endereços de Florianópolis

Programação Gratuita | http://www.maratonacultural.com/ e no https://www.instagram.com/maratonacultural2023/

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa