Hoje é sábado, 18 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALMês da Consciência Negra conta com diferentes atividades na Capital a partir...

Mês da Consciência Negra conta com diferentes atividades na Capital a partir de sexta-feira (10)

A Prefeitura de Florianópolis, através da Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa, divulga o calendário de ações que acontecerão durante o mês de novembro. As atividades vão até domingo (26).

As atividades terão início na sexta-feira (10), com o evento de apresentação dos trabalhos e avanços do Comitê Técnico de Saúde da População Negra de Florianópolis, das 13h às 18h, na Câmara Municipal de Vereadores, R. Anita Garibaldi, 35, Centro. No mesmo dia, terá o lançamento do projeto “Da dor à Luta: Histórias de mulheres sobreviventes da violência” na Fundação Cultural BADESC – Trabalho da Artista Julia Steffen, na Rua Visc. de Ouro Preto, 216 – Centro, às 19h.

No domingo (12), haverá a Feira de Cascaes com o tema Festa da Kizomba, na Praça XV de novembro, das 12h às 19h. No dia 15, quarta-feira, a Caminhada pelo dia Nacional da Umbanda irá acontecer das 10h às 13h30, na Rodovia Estadual do Rio Vermelho concentração na Rua Luiza Maria dos Santos , 476, Rio Vermelho.

Sábado (18) terá o Culto Afro Ecumênico, Resistências no Caminho das Águas – Memória e Tolerância Religiosa na Luta pela Cidade às 19h, na Praça do Mont Serrat. Na segunda-feira (20), tem o lançamento do PL e Programa em Parceria com 40 Promotoria da Ministério Público, Floripa Antirracista, com ações para serem executadas ao longo de 2024. Ainda no dia 20, será o lançamento e exibição do curta-metragem “Sabe Com Quem Está Falando?”. O Curta explora a vida de Aloisio, um senhor aposentado que começa a fazer uma pergunta aparentemente simples, mas carregada de significado: “Sabe Com Quem Está Falando?”.

Na terça (21), das 8h às 21h, e quarta-feira (22), das 8h às 17h, será promovido o XVII Seminário da Diversidade Étnico Racial, que debaterá sobre a Educação das relações étnico raciais e Igualdade Racial, no Auditório do Ministério Público R. Bocaiúva, 1750, Centro, na Casa do Barão.

Na sexta-feira (24), o Festival Culturas Migrantes irá promover a integração de brasileiros e migrantes e divulgar as diversas culturas na Escadaria do Rosário, das 10h às 18h. Além disso, acontecerá uma ação em frente ao Ticen com a Setorial de Cultura Negra e Associação de de educadores Negres de Santa Catarina. Para finalizar o calendário, no domingo (26), das 12h às 22h, será a Festa da Consciência Negra, na Passarela do Samba Nego “Quirido”, no Centro.

“O Mês da Consciência Negra representa um momento de reflexão e celebração da rica herança cultural afro-brasileira que enriquece nossa sociedade. Em Florianópolis, estamos comprometidos em promover uma programação diversificada e inclusiva, repleta de atividades que visam ampliar o entendimento e a valorização da contribuição dos negros e negras em nossa comunidade”, explica Topázio Neto, prefeito da Capital.

“Com uma agenda repleta de eventos, desde seminários até mutirões, queremos proporcionar oportunidades para diálogo e aprendizagem. Além disso, a celebração do Mês da Consciência Negra nos lembra da importância contínua de combater o racismo e a discriminação em todas as suas formas. É um momento para renovar nosso compromisso em construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde cada indivíduo é respeitado e valorizado”, relata Cleuse Soares, assessora de Políticas Públicas para Igualdade Racial de Florianópolis.

PROGRAMAÇÃO:

10 de novembro | Sexta-feira
13h às 18h – Evento de apresentação dos trabalhos e avanços do Comitê Técnico de Saúde da População Negra de Florianópolis
Local: Câmara Municipal de Vereadores, R. Anita Garibaldi, 35 – Centro

19h – Lançamento do projeto “Da dor à Luta: Histórias de mulheres sobreviventes da violência” na Fundação Cultural BADESC- Trabalho da Artista Julia Steffen
Local: R. Visc. de Ouro Preto, 216 – Centro, Florianópolis

12 de novembro | Domingo
12h às 19h – Feira de Cascaes – Tema: Festa da Kizomba
Local: Praça XV de novembro

15 de novembro | Quarta-feira
10h às 13h30 – Caminhada pelo dia Nacional da Umbanda
Local: Rodovia Estadual do Rio Vermelho concentração na Rua Luiza Maria dos Santos, 476 – Rio Vermelho

18 de novembro | Sábado
19h – Culto Afro Ecumênico- Resistências no Caminho das Águas – Memória e Tolerância Religiosa na Luta pela Cidade
Local: Praça do Monte Serrat

20 de novembro | Segunda-feira
14h – Lançamento do PL e Programa em Parceria com 40 Promotoria da Ministério Público, FLORIPA ANTIRRACISTA – com ações para executar ao longo do ano 2024
Local: Auditório do Ministério Publico/localizado na rua Bocaiúva, 1750, Centro, Edifício Casa do Barão

21 de novembro | Terça-feira
8h às 21h – XVII Seminário da Diversidade Étnico Racial debaterá sobre a Educação das relações étnico raciais e Igualdade Racial.
Local: Auditório do Ministério Público R. Bocaiúva, 1750, Centro – Casa do Barão

22 de novembro | Quarta-feira
8h às 17h – XVII Seminário da Diversidade Étnico Racial debaterá sobre a Educação das relações étnico raciais e Igualdade Racial.
Local: Auditório do Ministério Público R. Bocaiúva, 1750, Centro – Casa do Barão

24 de novembro | Sexta-feira
10h às 17h – Ação em frente ao Ticen com a Setorial de Cultura Negra e Associação de de educadores Negres de Santa Catarina
Local: Calçadão em frente ao Ticen

10h às 18h – Festival Culturas Migrantes
O evento cultural em questão, acontecerá de forma gratuita, tem por objetivo promover a integração de brasileiros e migrantes e divulgar as diversas culturas migrantes que existem em Florianópolis
Local: Escadaria do Rosário – Rua Trajano, 1-61 – Centro

26 de novembro | Domingo
12h às 22h – Festa da Consciência Negra
Local: Avenida Gustavo Richard, S/N – Passarela do Samba Nego “Quirido” – Centro]

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa