A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) deu início neste domingo (1º) ao Outubro Rosa com uma moto-carreata, reunindo cerca de 400 veículos, incluindo representantes de 15 moto clubes da Grande Florianópolis. O evento começou às 9h no Koxixo’s da Beira Mar Norte, em Florianópolis, e encerrou às 11h.
Durante o percurso pelas ruas de Florianópolis e São José, a moto-carreata tinha o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Após a carreata, das 11h às 15h, a banda Máquina a Vapor, do Rio Grande do Sul, animou o público. Os lucros das vendas das bebidas foram destinados à Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC).
A comandante da Guarda Municipal de São José, Ane Warmling, que prestou apoio à moto-carreata, testemunhou a mobilização das pessoas nas ruas, conscientizando sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. Para ela, o evento foi um sucesso, enfatizando a importância da população, especialmente das mulheres, buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro.
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que visa alertar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo do útero. No Brasil, as campanhas começaram em 2002 e foram oficializadas por lei federal em 2018. Além disso, desde 2011, várias campanhas de conscientização sobre o câncer de colo do útero ocorrem em diferentes estados do país. Durante este mês, a cor rosa é adotada como símbolo das campanhas, tanto na publicidade quanto nas mídias sociais.
No Brasil, essa iniciativa começou em 2002, em São Paulo, quando o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera, foi iluminado de rosa, graças ao esforço de um grupo comprometido com a causa.