A segunda edição do Arena CELTA, iniciativa da Fundação CERTI voltado para formar uma nova geração de startups, está chegando à reta final. Será realizado nesta segunda-feira, dia 24, em Florianópolis, o terceiro e penúltimo evento presencial, com o tema “finanças e captação de investimentos”. A Arena final ocorre no dia 4 de agosto. A iniciativa nacional conta com o patrocínio do Sebrae e do grupo NSC.
O encontro desta segunda abre com uma fala do superintendente de Operação, Finanças e Administração da Fundação CERTI, Günther Pfeiffer, seguida por palestra do empresário João Selarim, da Questum. Ainda pela manhã, ocorre uma mesa redonda com representantes das empresas Agileprocess, Invisto e Catarina Capital (CVentures).
À tarde, a programação contempla falas do Secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Florianópolis, Juliano Richter Pires, e do superintendente geral da Fundação CERTI, Erich Muschellack. Para fechar, é promovido o workshop “Capital e captação de investimentos”, com o CEO da CVentures, Thiago Lobão.
No primeiro round, com tema “Validação do Problema e do Produto”, o objetivo foi garantir que os empreendedores tenham acesso a técnicas e ferramentas para identificar o que os seus potenciais clientes querem fazer e não estão conseguindo. No segundo, o tema foi “acesso ao mercado”, com workshops sobre validação de mercado e modelo de negócios e ferramentas, estruturação de CRM e canais de venda.
A cada etapa concluída, apenas uma parte das empresas segue adiante. E as iniciativas que passarem pelos três rounds participam da arena final, quando fazem uma apresentação de seus pitchs para potenciais clientes e investidores, além de outros relevantes atores do ecossistema de inovação da região. A grande final ocorre no dia 4 de agosto, em Florianópolis.
Esta edição recebeu 148 inscrições, com representantes de 49 cidades de 15 estados. Foram selecionadas 50 empresas. Entre os setores de atuação dos inscritos, destacam-se educação, saúde e bem-estar e tecnologia da informação. Ao longo de seis semanas, as empresas selecionadas participarão de rodadas que envolvem muito aprendizado, treinamento, mentorias individuais e coletivas, além de networking.
Aqueles que concluírem todo o processo serão convidados para fazerem parte da Incubadora CELTA, idealizada e criada em 1986 pela Fundação CERTI, que acumula expertise em mecanismos que incentivam o empreendedorismo. Reconhecida como melhor incubadora do Brasil e acompanhando os novos movimentos do Ecossistema de Inovação de Florianópolis, o CELTA atua no Parque Tecnológico Alfa e no Sapiens Parque, proporcionando o ambiente propício para aproximação e networking entre startups e grandes empresas para a promoção da inovação corporativa e a geração de negócios.