A Prefeitura de São José, por meio da Fundação Educacional Municipal (Fundesj), retomou nesta quarta- feira (17) o projeto Inclusão Digital Para Todos. As aulas com temas variados acontecem uma vez por mês no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati), para alunos já certificados ou não, com atualizações digitais.
O projeto Inclusão Digital Para Todos ensina sobre as funções básicas do smartphone, segurança digital, plataformas e aplicativos, incluindo geolocalização. O novo objetivo das aulas uma vez ao mês é incluir pessoas que não tiveram a chance ou não podem participar da aula semanal, então é aberto a um ensino esporádico.
Nesta aula foi trabalhado o portal Gov.br, ensinando sobre assinatura digital, segurança e todas as funcionalidades do site. A aposentada Jane Becker, 67 anos, afirma que as aulas são essenciais devido à modernização, sem precisar depender de ninguém. “Eu mexo em tudo, mas preciso aprender principalmente para ter acesso ao banco, sou insegura”.
Ao fim da aula, os professores ainda ficam à disposição mediante agendamento, ajudando individualmente aqueles com dificuldade ao acessar o Imposto de Renda, holerite, entre outras demandas. A superintendente da Fundesj Maria Helena Krüger ressalta a procura e interesse especialmente dos idosos sobre o projeto. “É um mundo cada vez mais digital, vamos abrir mais turmas para atender a todos que procuram. Entendem que fazem parte de uma sociedade digital e que precisam cada vez mais se integrar.”