Hoje é sábado, 18 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALSão José vai entregar mil títulos de propriedade à comunidade

São José vai entregar mil títulos de propriedade à comunidade

Parceria entre Prefeitura, Cohab e Faculdade está revitalizando os espaços urbanos

O termo de cooperação assinado entre a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, e Companhia de Habitação Popular (Cohab), permitirá novas regularizações dos lotes de interesse social, fator que contribuirá com a transformação das áreas urbanas do município. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

A programação, que faz parte do projeto Regularização Fundiária Urbana (REURB), conta com a parceria da Faculdade Anhanguera de São José. Acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias e Direito instituição de ensino, estão atuando no suporte técnico de plantas, memoriais e cadastramento de famílias que aguardam por um título imobiliário.

Em andamento, estão as ações de arquitetura e urbanismo e engenharia, que consistem em: levantamento das infraestruturas existentes; levantamento topográfico de áreas; identificação dos confrontantes dos imóveis; produção de plantas urbanísticas; e produção de memoriais descritivos das áreas pormenorizadas. As atividades ocorrem semanalmente e se estendem até o início de junho. No contexto de Direito, a captação de dados, análise e elaboração de relatório tiveram início neste mês de abril, com atividades semanais e que se estenderão até o final de maio. Os docentes da Faculdade Anhanguera responsáveis pelas ações dos cursos são: Gabriela Bastos De Oliveira e Schenon Souza Preto, respectivamente.

Graziela Maria Casa Blanco, diretora da instituição de ensino, avalia que “a parceria com a Prefeitura é fundamental tanto para os munícipes de São José como também para os alunos, pois vai agregar experiência e prática aos estudantes, além de dar celeridade nos processos de regularização e contribuir com o desenvolvimento social”.

De acordo com o secretário-adjunto de Regularização Fundiária, Rubens Pereira Júnior, as parcerias têm sido fundamentais para aumentar o processo de regularização no Município. “O grande destaque deste processo em execução é o número de parcerias, entre associação dos municípios, Cohab e a Faculdade Anhanguera, que garantirão o êxito deste processo esperado por quase 30 anos”, afirma.

A REURB tem como meta principal promover a regularização dos assentamentos informais, visando garantir o direito à moradia digna e promover a inclusão social dos cidadãos. Esses espaços urbanos informais são aqueles núcleos clandestinos, irregulares ou nos quais não foi possível realizar a titulação de seus ocupantes. Desde que foi instituída, pela Lei nº 13.465/2017, a REURB, em Santa Catarina, regularizou 30.851 unidades habitacionais, o que corresponde a 4,7% das regularizações no Brasil (644.961). Quanto ao número de processos de REURB, o estado corresponde a 12,90% do total brasileiro.

Os processos são feitos pela Prefeitura, que identifica e classifica os ambientes como núcleos urbanos informais consolidados, a fim de indicar aos moradores cadastrados as respectivas moradias da localidade e as melhorias estruturais, urbanísticas e ambientais. A partir desta etapa atual, aproximadamente mil títulos de propriedade serão entregues.

Para saber mais e verificar requisitos, acesse: REURB – Prefeitura Municipal de São José .

Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores.

Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa