Hoje é quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALObras de ampliação na ETE Insular aceleram para aumentar cobertura de tratamento...

Obras de ampliação na ETE Insular aceleram para aumentar cobertura de tratamento na Capital

As atividades estão em ritmo acelerado para garantir a partir de julho de 2024 um aumento na cobertura do tratamento da Capital

Publicidadespot_img
Uma mobilização de 73 caminhões betoneira no último sábado (14), para despejar 650 m3 de concreto em um novo tanque de tratamento de esgoto. Essa é a obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Insular, a maior de Florianópolis, localizada na entrada da Ilha. As atividades estão em ritmo acelerado para garantir a partir de julho de 2024 um aumento na cobertura do tratamento da capital, beneficiando bairros no Centro e na região da Bacia do Itacorubi.
As atividades estão concentradas hoje no chamado tanque de aeração, estrutura utilizada para fornecer oxigênio a bactérias que degradam a matéria orgânica do esgoto. Além do tanque, a outra estrutura da ETE que está em estágio mais adiantado é a do novo decantador secundário, que visa a separação entre rejeitos sólidos e líquidos. Somadas às obras da Estação, também ocorre em paralelo a implantação do tubo emissário no bairro Trindade, que vai ligar redes de esgoto à Estação com capacidade ampliada. Como resultado das obras, o efluente tratado lançado na Baía Sul mais que dobrará, passando de 296 para 612 litros por segundo.
O Sistema de Esgotamento Insular operado pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) recebeu investimento de mais de R$ 160 milhões financiados junto à JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão). Com a ampliação da ETE Insular, a inauguração da ETE Ingleses este mês e da ETE João Paulo em fevereiro de 2024, a cobertura de tratamento de esgoto em Florianópolis vai aumentar em mais 15% até o final do ano que vem.

Fonte: Acervo CASAN
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa