Hoje é quinta-feira, 7 de novembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioNOTÍCIAOperação Sentinela completa um ano combatendo a criminalidade em São José

Operação Sentinela completa um ano combatendo a criminalidade em São José

Foram atendidas 21 mil ocorrências de 2023 a 2024

A Operação Sentinela completa um ano de atividades coibindo a criminalidade em São José. A operação atua diariamente nos bairros no período da noite, das 23h às 7h, reforçando a segurança de São José. Garantindo um saldo de aproximadamente 2 mil horas.

“A Operação Sentinela foca em horários e locais estratégicos, de forma integrada ao sistema de videomonitoramento, coibindo crimes com agilidade. Em conjunto com ampliação de efetivo e investimento em estrutura e armamento, os resultados consolidam a Guarda Municipal como braço das forças de segurança em São José”, destaca a secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Luiza Grando.

No período de 22 de outubro de 2023 a 16 de outubro de 2024, foram atendidas 21 mil ocorrências por meio da operação. Deste número, é pos´sivel destacar mais de 200 pessoas presas em flagrante; 05 armas retiradas de circulação; 06 veículos furtados recuperados; 192 furtos e tentativas de furtos de todos os tipos; 42 roubo, receptação e estelionato; 29 mandados de prisão cumpridos. 

De acordo com a Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito, a ação abrange desde crimes contra a vida, contra a pessoa e contra o patrimônio, além de averiguações de suspeitos, até crimes e infrações de trânsito.

“Em razão do sucesso da operação, vamos manter a Sentinela protegendo os bairros de São José, sem prazo de encerramento. Os números refletem a efetividade dos agentes nas ruas”, afirma a comandante da Guarda Municipal, Anne Warmling.

Criminalidade

Um dos episódios de sucesso da Operação Sentinela ocorreu em novembro de 2023, quando o patrulhamento preventivo identificou um indivíduo foragido, com mandado de prisão de 38 anos por crimes de estupro de vulnerável, roubo, furto e estelionato. O criminoso foi encaminhado ao presídio da capital.

A descoberta aconteceu quando a equipe percebeu que o criminoso tentou se esconder ao ver a viatura no local. Os guardas pediram a identificação do homem, mas inicialmente ele se passou pelo irmão; posteriormente, foi descoberto seu nome verdadeiro.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa