Hoje é quinta-feira, 7 de novembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALSaúde de São José realiza coleta de exames preventivos em domicílio

Saúde de São José realiza coleta de exames preventivos em domicílio

Confira os bairros que as equipes de Saúde vão percorrer

São José deu início ao programa Saúde em Casa, que percorre os bairros focando em saúde preventiva. O serviço de atendimento domiciliar realiza, gratuitamente, exames preventivos em pessoas acima de 16 anos, visitando residências, comércio e empresas.

A meta do município é traçar um panorama das principais demandas de atenção básica no município. O programa é uma iniciativa da Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Instituto Brasil Vivo.

Como funciona

Inicialmente, o programa está percorrendo os bairros de Campinas, Areias, Forquilhinhas e Serraria. Não é preciso realizar nenhum tipo de agendamento prévio. A testagem é feita entre 9h às 18h, de segunda à sexta-feira, e também aos sábados.

São realizados serviços de testagens e exames como os de colesterol, eletrocardiograma, glicemia, entre outros. Para ser atendido, o morador deverá apresentar um documento de identificação ou carteira do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.

Todas as equipes estarão uniformizadas com colete azul e um crachá de identificação. Os testes levam de 15 a 20 minutos, e permitem um panorama inicial sobre a saúde do paciente.

Foco em prevenção

“O intuito é verificar a saúde geral da população e, após devidamente mapeadas as demandas, iniciar tratamentos preventivos nos cidadãos que apresentem alterações nos parâmetros testados”, explica a secretária de Saúde, Sinara Simioni.

Com o atendimento domiciliar de doenças pré-existentes, é realizado o levantamento e a análise estatística, mediante testes sanguíneos, de urina e físicos, atendendo a demanda dos programas de saúde preventiva.

Seguindo os mais modernos modelos de Saúde Preventiva apregoados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a testagem atinge mais de 50% das doenças não transmissíveis estabelecidas pela OMS, como as 10 maiores causas de mortes.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa