Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALPalhoça completa 130 anos nesta quarta-feira (24)

Palhoça completa 130 anos nesta quarta-feira (24)

Maior produtora de frutos do mar e maior geradora de empregos da Granfpolis está de aniversário

Fundada em 24 de abril de 1894, Palhoça passou por diversas transformações, sendo hoje uma cidade que mescla aspectos históricos e culturais com uma infraestrutura moderna e atrativa para seus habitantes e visitantes. Palhoça tem 222.598 habitantes, segundo o censo do IBGE. A cidade da Grande Florianópolis registrou um aumento de 62,09% em comparação com o Censo de 2010. E seu crescimento, alinhado com a estruturação administrativa necessária, dá resultados. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que a cidade teve um saldo de 664 novos postos de trabalho formal criados em fevereiro deste ano, colocando Palhoça como a cidade da Grande Florianópolis que mais gerou empregos em 2024.

Palhoça também é responsável por 65% de toda a produção da maricultura nacional, o que a coloca como a cidade que mais produz mariscos no Brasil. A produção de mariscos na região de Palhoça é responsável pela manutenção de, pelo menos, 600 empregos diretos, e a relação dos maricultores com a burocracia necessária para exploração das áreas aquícolas é exemplo. Palhoça foi a primeira cidade do país a legalizar todas as áreas de cultivo, com as licenças ambientais necessárias para criação de marisco, ostras e algas.

Para celebrar a data, eventos no decorrer do mês de abril agitaram várias regiões da cidade. As comemorações dos 130 anos de Palhoça começaram com a Feira Literária, que aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de abril. O evento, realizado no Centro Cultural Laudelino Weiss e na Praça 7 de Setembro, contou com o lançamento de livros, roda de conversa com escritores locais, palestras educativas, sarau literário, contação de histórias e apresentações musicais, enriquecendo a cultura local e proporcionando momentos de aprendizado e lazer para os participantes.

No dia 20 de abril, a Faculdade Municipal de Palhoça foi palco de um evento artístico, cultural e esportivo em celebração ao aniversário da cidade. A programação incluiu uma exposição de fotos da história do município. Também no dia 20 de abril, o Ginásio Nazareno Cândido, em Ponte de Imaruim, recebeu o Campeonato Catarinense de Karatê e a 14ª Edição da Caminhada pela Paz, que aconteceu no mesmo dia, contou com a participação de alunos e membros da sociedade, promovendo a integração e a conscientização sobre a importância da paz e da harmonia na comunidade.

O que ainda está por vir

No próximo fim de semana Palhoça celebra seus 130 anos de emancipação política com uma série de eventos que prometem animar moradores e visitantes. As festividades começam, já nesta sexta-feira, dia 26, com um Feirão de Empregos organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que acontecerá das 8h às 17h no SENAC Ponte de Imaruim.

No sábado, dia 27, a agenda está repleta de atividades. Às 11h, haverá a inauguração da Avenida Jorge José da Rosa, uma importante via que liga Vale Verde ao Bairro São Sebastião. Também no sábado, das 9h às 18h, a Praça das Bandeiras será palco da Grande Feira de Artesanato e da Final do Canta Palhoça, com uma diversificada programação que inclui exposição de carros antigos, área kids, seleção do Canta Palhoça e atrações musicais locais.

No domingo, dia 28, o ponto alto das comemorações será na Praça das Bandeiras, no centro da cidade, onde das 10h às 22h haverá uma grande festa com área de recreação infantil, praça de alimentação com food trucks, corte de bolo às 15 horas, apresentação dos vencedores do 3º Canta Palhoça, Stamntisch, DJ, banda local e um show nacional com a Banda Sambô.

Essa diversidade de eventos reflete a rica história e cultura de Palhoça, mostrando o empenho do executivo municipal em celebrar e preservar suas tradições. Que esses 130 anos sejam parte de uma história cada vez mais próspera e cheia de realizações para Palhoça e seus habitantes.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa