Hoje é domingo, 26 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALParque Linear do Córrego Grande completa 10 anos nesta terça (23), com...

Parque Linear do Córrego Grande completa 10 anos nesta terça (23), com apresentações e show gratuito

O Parque Linear do Córrego Grande, localizado na região central de Florianópolis, completa 10 anos nesta terça-feira, 23 de janeiro, às 18 horas. Para celebrar a data, a Prefeitura da Capital e o Comitê Gestor do Parque organizam, em conjunto, programação variada para os próximos três meses e com início amanhã.

O evento de abertura começa às 19h, em solenidade com a presença do público, comunidade envolvida, gestores e autoridades. Haverá apresentação de Boi de Mamão e, na sequência, às 20h, o público presente poderá aproveitar o espaço ao som de Matheus Souto, que promete um grande show musical ao vivo.

“Criado a partir de uma demanda comunitária, o Parque Linear do Córrego Grande é um importante ponto de integração entre a vida urbana e a natureza. Desde que foi construído, o espaço trouxe atenção novamente a um curso hídrico que antes ficava distante do olhar das pessoas, além de ter acelerado processos de recuperação de ambientes degradados, com um projeto que contemplou todos estes aspectos essenciais de nosso tempo”, explica a engenheira agrônoma da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Eliane Bauer.

Para fevereiro e março estão sendo organizadas atividades de lazer, como aulas de yoga e cinema ao ar livre, feira de artesanato, apresentações culturais e debates sobre o presente e futuro do parque, com programação ainda a ser divulgada.

O Parque Linear

O parque tem como principal elemento a ponte para ciclistas e pedestres, que atua como uma grande praça. Com amplas cabeceiras, funciona como um local de encontro e pode receber eventos comunitários, com apresentações culturais e feiras. Além disso, conta com pistas de caminhada que margeiam o córrego que corta o espaço. Todas as estruturas instaladas são de baixo impacto, conservando as características da área que é considerada de preservação permanente.

Em alguns trechos é possível contemplar a natureza, com rica flora e fauna. É comum a observação de diferentes pássaros entre as árvores, além de outros animais. O parque está localizado em uma área de expansão de uso predominantemente urbano e funciona como corredor ecológico entre duas unidades de conservação: o Parque Natural Municipal do Maciço da Costeira e o Parque Natural Municipal do Manguezal do Itacorubi – Fritz Muller.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa