Hoje é quinta-feira, 13 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioADRIANO RIBEIROPL de São José terá evento com Jorginho e Adeliana; Gean recebe...

PL de São José terá evento com Jorginho e Adeliana; Gean recebe Caiado; terremoto no Republianos e outras notas

Governador Jorginho Mello participa de reunião em São José na terça-feira (11). Gean Loureiro convida para encontro com governador de Goiás, Ronaldo Caiado nesta sexta (7). Veja também sobre a troca de comando no Republicanos e como está o partido para a disputa na Capital

PL realiza evento em São José com Jorginho e Adeliana

O governador do Estado, Jorginho Mello (PL) estará em São José na terça-feira (11), às 19h22min, participando de uma reunião do Partido Liberal. O objetivo central do encontro é fortalecer a pré-campanha à prefeita de Adeliana Dal Pont (PL).

Além de alinhar as estratégias para colocar novamente Adeliana na prefeitura de São José, o Chefe do Executivo pretende ainda debater sobre grandes pautas de interesse da cidade em que o Estado possa ser parceiro. Jorginho também fará uma apresentação das ações do seu governo.

Além de dirigentes e lideranças do PL, o evento terá a presença de empresários e instituições representativas da sociedade. Será um momento importante para apresentar as ações do governo estadual em São José com olhar para o futuro da cidade.

Com Caiado

O ex-prefeito de Florianópolis e atual presidente do Instituto Índigo – braço de capacitação do União Brasil – Gean Loureiro, está convidando para um encontro no auditório do Hotel Magestic, nesta sexta-feira (7), a partir das 14 horas. Lideranças do União Brasil receberão o atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Com 86% de aprovação do seu governo, Caiado se prepara para disputar a Presidência da República em 2026 e por isso está correndo o Brasil, consultando as bases. Estarão presentes também o presidente do UB em SC, deputado federal Fábio Schiochet e os deputados estaduais, Sérgio Guimarães, Jair Miotto e Marcos da Rosa.

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado

Caiado com líderes empresariais

Ainda nesta sexta, em Florianópolis, Ronaldo Caiado será recebido também pelo LIDE Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O evento contará com a participação de líderes empresariais dos principais segmentos da economia catarinense, como agronegócio, tecnologia, serviços e varejo. Na pauta do encontro, Caiado abordará o tema “Competitividade Brasil: Oportunidade e Desafios”. O evento, que recebe Ronaldo Caiado em Florianópolis, será realizado às 19h no Faial Prime Suites,  local tradicionalmente conhecido por reunir eventos de negócios e empresariais.

Desastres ambientais

A Câmara de Florianópolis aprovou, na terça-feira (04), por unanimidade entre os parlamentares, um requerimento apresentado pelo vereador Afrânio Boppré (PSOL) para a realização de uma audiência pública que debata políticas de prevenção a eventos climáticos extremos e desastres ambientais.

“Tragédias como a que acomete, nesse momento, o Rio Grande do Sul, devem nos fazer elaborar medidas preventivas para a nossa Cidade, que, por ser localizada em área costeira, está vulnerável a diversos fenômenos, como ciclones, chuvas torrenciais, deslizamentos e avanço do nível do mar”, comenta Afrânio.

A data de realização da audiência pública deve ser marcada em breve.

Vereador Afrânio – Crédito: Divulgação/Câmara Municipal de Florianópolis

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Terremoto no Republicanos

Essa articulação do governador Jorginho Mello (PL), que deu uma rasteira no ex-governador Carlos Moisés, lhe extraindo o comando do Republicanos e fazendo com que o partido deixe de ser um puxadinho dos planos do seu rival, o PSD, para ser um aliado do PL nas eleições municipais, em se confirmando, é uma jogada de mestre.

Via articulação nacional, Jorginho tabulou com anuência dos presidentes nacionais do PL, Valdemar Costa Neto e do Republicanos, pastor Marcos Pereira, que o partido saia das mãos de Moisés em SC e vá para as mãos do deputado federal, Jorge Goetten (PL) e do irmão do governador, Juca Mello, que seria o vice-presidente. Goetten assumiria a presidência trocando o PL pelo Republicanos em comum acordo.

Terremoto no Republicanos (II)

A articulação pode trazer mudanças nas composições eleitorais em vários municípios. Em Florianópolis, por exemplo, onde o PL já é o principal parceiro do prefeito Topázio Neto, que é uma espécie de, diríamos, ‘PSD liberal’, não teria tanto impacto. Isso porque o Republicanos já é base de apoio do prefeito que tem o partido do governador como principal aliado.

Já em São José, a mudança de rota tende a ser radical. O partido deve sair da base de apoio do prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) e ir para a base da pré-candidatura de Adeliana, que já tem o PP como primeiro aliado. Mais estrutura, tempo de rádio e fundo eleitoral para a aliada do Governador.

O efeito Lima

Ainda sobre o Republicanos, é importante um olhar sobre o possível desempenho do partido na Capital. Atualmente a sigla conta com três vereadores: o vice-presidente da Câmara, Claudinei Marques, Adrianinho e João Luiz da Bega.

Mas, é importante lembrar outra pré-candidatura forte nesse conjunto que é do ex-secretário Municipal de Assistência Social e ex-secretário de Estado de Administração Prisional e Socioeducativa, Leandro Lima. Na eleição de 2022 ele foi candidato a deputado estadual e fez na Capital 2.382 votos.

Com base e experiência política Lima pode surpreender. O Republicanos tem condições de manter as três vagas ou ficar com apenas duas, mesma quantidade que estava antes da janela de início de ano. Caso isso aconteça pode ter vereador ou até vereadores ficando pelo caminho na republicana disputa intrapartidária.

Leandro Lima, experiência política

Pré-candidato

Na noite de terça feira (4) foi realizada na sede do CCPontal praia da Daniela, a Reunião do Conseg 32, que abrange as regiões de Jurerê, Daniela, Ratones, Vargem Pequena e Praia do Forte. Na ocasião o presidente Luciano Chaplin, pré-candidato a vereador, aproveitou para anunciar seu afastamento da presidência do Conseg durante o período eleitoral, conforme regimento interno da SSP – Polícia Comunitária. Ele retorna as atividades em outubro, após as eleições municipais. Chaplin vai disputar pelo Republicanos.

Reunião do Conseg, no Norte da Ilha

Vereador (a) de vice?

Era grande a expectativa no meio político, neste início de semana, em relação à edição do Diário Oficial do Governo do Estado. A grande expectativa na Capital era pela exoneração do secretário de Planejamento Edgard Usuy, homem de confiança do governador. A publicação do seu ato de exoneração era a senha de que Jorginho Mello teria enviado alguém, “seu” para compor como vice na chapa de Topázio Neto.

Como não ocorreu, o PL deverá optar por indicar muito possivelmente um vereador. Entre os favoritos, Gabrielzinho e Maryanne Mattos. Ainda fala-se no ex-deputado estadual Bruno Souza, este tido com desconfiança entre os liberais, sem falar que subir um vice para a chapa agradaria geral a nominata, pois seria um forte concorrente a menos.  

Guidi é a tendência em Criciúma

Usuy ficou, mas outros saíram. Entre eles o agora ex-secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde, Ricardo Guidi (PL). Há quem brinque que na Austrália Guidi já está com a faixa de prefeito de Criciúma, cidade onde se torna pré-candidato a partir de agora.

Com sua eleição a deputado federal em 2022, cargo ao qual está licenciado, começou soprar o sutil frescor do vento de mudança na política no Sul do Estado. Era o ciclo de Clésio Salvaro e Cia que tenuemente findava-se e um novo iniciava.  O ciclo de alguém que respira a política desde o berço. O pré-candidato é filho do ex-prefeito de Criciúma, ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado, Altair Guidi, e da professora e ex-senadora, Sandra Zanatta Guidi.

Eleição é eleição e não existe eleição ganha antes que a última urna se apure, porém dois sintomas de um novo ciclo falam alto. Seus adversários do PSD já até trocaram de pré-candidato, buscando maior competitividade e enquetes e pesquisas internas dos partidos sinalizam para esse eminente desfecho. Em uma delas, a aceitação pelo nome do deputado federal supera 60%. O vento no sul, é o da mudança!

Ricardo Guidi é pré-candidato a prefeito em Criciúma

Vereador assume

Tomou posse na Câmara de São José, durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (5), o vereador Ezequiel Nunes Dal Zotto (Republicanos). Ele substitui, por 30 dias, o vereador Ruanito da Silva, licenciado.

vereador Ezequiel Nunes Dal Zotto (Republicanos)

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa