O prefeito Orvino Coelho de Ávila empossou na manhã de terça-feira (11), os membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE). O órgão terá como responsabilidade formular planos e projetos baseados em estudos técnicos, contando com a participação de representantes da sociedade civil organizada. A primeira reunião do conselho está marcada para o dia 9 de agosto, na sede da Aemflo-CDL.
Entre as atribuições do CDE, que promoverá encontros mensais, está a proposta de estudos sobre os potenciais de desenvolvimento econômico do município, por meio de entidades especializadas. Além disso, o conselho deverá opinar sobre os planos e projetos relacionados ao desenvolvimento econômico, científico e tecnológico, assessorar o prefeito na coordenação das relações entre os setores público, privado e a comunidade científica e tecnológica, além de orientar a localização estratégica de novos estabelecimentos industriais e de serviços, e criar comitês temporários para temas específicos.
O CDE será presidido pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Rose Bartuckeski. Durante a cerimônia, ela enfatizou a importância do conselho como um espaço de discussão e proposição para aprimorar São José. “Uma cidade cada vez mais moderna, atraente comercialmente, desenvolvida e inovadora”. A secretária também destacou que São José é a uma das maiores economias de Santa Catarina.
Durante a posse, representantes da sociedade civil, como Gilberto João Rech (presidente da Aemflo), Roberto Tavares de Albuquerque (diretor regional do Sebrae), Thaís Nahas (diretora regional da Acate) e Edemir Frutuoso (representante do Sinduscon), salientaram a importância do CDE e se colocaram à disposição para contribuir com o desenvolvimento econômico do Município.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila expressou sua gratidão pela participação das entidades no conselho, ressaltando que a cidade é de todos e que cada um pode contribuir para tornar as coisas mais fáceis. Ele enfatizou ainda a importância dos pequenos empresários na geração de emprego e renda, afirmando que a Prefeitura deve ser um facilitador e contar com a participação das entidades representativas para formular políticas públicas.
“Com os novos membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico empossados, espera-se que a cidade de São José possa avançar em seu desenvolvimento, contando com a expertise e a colaboração de representantes da sociedade civil e do setor público. A expectativa é de um trabalho conjunto para impulsionar a economia local e melhorar as condições para os diversos segmentos da cidade”, completou o prefeito.