A Prefeitura de Florianópolis abre na próxima segunda-feira uma nova rodada de atendimentos do Floripa Regular, o maior programa de regularização fundiária da Capital. Na próxima semana, as localidades que receberão a caravana são Costeira, Santo Antônio de Lisboa e Trindade. O cronograma iniciado em agosto já atendeu mais de 1,5 mil pessoas nas primeiras seis reuniões distritais com moradores do Campeche, Continente, Ingleses, Ratones, Ribeirão da Ilha, Rio Vermelho e Tapera.
As reuniões orientarão as comunidades sobre os primeiros passos necessários na regularização de sua propriedade. No dia 2 de outubro (segunda-feira), o atendimento será destinado aos moradores da Costeira, na Associação de Moradores da Costeira do Pirajubaé (AMOCOP), às 19h. Na terça-feira (3), a localidade da Trindade será atendida no Conselho Comunitário do Córrego Grande (CCCG), também às 19h. Já na quarta-feira (4), as equipes técnicas estarão presentes em Santo Antônio de Lisboa, no Salão da lgreja Nossa Senhora das Necessidades, no mesmo horário.
A partir da regularização fundiária, a garantia de segurança jurídica e o acesso a serviços essenciais, como água, energia e saneamento, serão facilitados para as comunidades da Capital. “Com informações claras e auxílio do corpo técnico, se fortalece o sentimento do morador pertencer à cidade, além de impulsionar a sua participação em um desenvolvimento municipal mais inclusivo”, afirma o prefeito Topázio Neto.
No total, serão 18 encontros por diferentes regiões, com as primeiras seis reuniões já realizadas. Confira as datas e locais da próxima semana:
02/10 (segunda), às 19h – COSTEIRA
AMOCOP (Associação de Moradores da Costeira do Pirajubaé) – Avenida Jorge Lacerda, 1374
03/10 (terça), às 19h – TRINDADE
Conselho Comunitário do Córrego Grande – Rua João Pio Duarte Silva, 1415
04/10 (quarta), às 19h – SANTO ANTÔNIO DE LISBOA
Salão da lgreja Nossa Senhora das Necessidades – Caminho dos Açores, 2450
Em breve, novos locais de atendimento serão anunciados no site do Floripa Regular: bit.ly/floriparegular.
Serviços do programa
Os serviços são categorizados com base na data do imóvel, renda familiar e características urbanas das localidades. Com base nestes critérios, as sete alternativas de regularização desenvolvidas foram: REURB Histórico, Minha Rua Regular, Meu Bairro Regular, REURB Social, Minha Casa Regular, Lar Legal e REURB Específico, este último destinado a casos não abrangidos pelos outros serviços. O detalhamento de cada serviço está disponível nos cadernos de Serviço e de Diagnóstico, elaborados pela equipe técnica responsável.
Site do Floripa Regular
O programa também disponibiliza um site (bit.ly/floriparegular) que representa um recurso importante para que os cidadãos obtenham mais informações sobre os serviços existentes. Além de fornecer detalhes sobre as etapas de regularização, o site oferece um questionário intuitivo para que os moradores possam saber qual serviço será mais adequado para a regularização de sua propriedade.
Além disso, a página inicial apresenta um mapa interativo, que permite visualizar os serviços conforme os distritos da cidade. Por camadas, o usuário consegue identificar áreas atendidas pelos serviços do programa. Eventualmente, algumas regiões serão atendidas por mais de um serviço, nesses casos, a diferenciação se dá por fatores como renda familiar.