Hoje é domingo, 21 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrefeitura da Capital inaugura Centro de Saúde do Trabalhador nesta quarta (3)

Prefeitura da Capital inaugura Centro de Saúde do Trabalhador nesta quarta (3)

Dinâmica de atendimento nunca existente antes no município, unidade traz o cuidado em saúde para mais próximo do trabalhador e também de moradores do Centro

A Prefeitura de Florianópolis inova mais uma vez na área da saúde. Nesta quarta-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde realiza a inauguração do novo Centro de Saúde do Centro/Trabalhador às 9h30. A unidade é a primeira do município, com funcionamento na lógica de Atenção Primária à Saúde, que atenderá não apenas moradores do local, mas também trabalhadores do bairro que moram em outras regiões de Florianópolis. A entrega representa avanço significativo para a saúde da população da Capital.

“Nós temos que cuidar do nosso trabalhador. Pensar naqueles que moram nas regiões mais afastadas e que não conseguem chegar ao Centro de Saúde do bairro a tempo de serem atendidos no dia a dia. É trazer a saúde para mais perto do trabalhador”, enfatiza o Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. “Além disso, estamos mais uma vez aproveitando uma estrutura pública que esteve em situação de abandono. A revitalização é pensada no cidadão como um todo, ganha-se um novo espaço de acolhimento e o município utiliza de forma eficiente recurso público já existente”, acrescenta.

O Centro de Saúde do Centro/Trabalhador funcionará em horário estendido, com 12 horas, entre 7h e 19h. A unidade, antes com quatro equipes de Saúde da Família (eSF), contará agora com sete equipes. O serviço atenderá trabalhadores do Centro, que moram em outras regiões da cidade, e moradores do bairro. Apesar da nova logística, não há oferta de serviços laborais tais como perícia, admissão, entre outros. Ou seja, segue a lógica da Atenção Primária em Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). No local, é possível realizar consultas médicas, de enfermagem, vacinação, curativos e procedimentos, além da retirada de medicamentos.

“Além da novidade para o trabalhador, o novo prédio representa um avanço essencial também para os moradores do bairro. A antiga unidade dividiu espaço de atendimento com a Policlínica Centro por mais de 30 anos. Agora, o Centro de Saúde possui uma localização própria, com dimensões que nos possibilitam ofertar cada vez mais serviços para o cidadão. Além disso, a estrutura possui novos equipamentos, proporcionando melhores condições para o atendimento e desenvolvimento do trabalho dos nossos profissionais”, ressalta o Secretário Municipal de Saúde, Humberto João dos Santos.

Antes localizado na Avenida Rio Branco, 90, o Centro de Saúde do Centro agora possui novo endereço na Rua Santos Dumont, 52. Com espaço próprio, a unidade tem dimensionamento 520% maior que a antiga, com total de 19 consultórios em comparação aos seis antes disponíveis. O serviço ainda conta com equipamentos novos para atendimento da população. O novo local garante maior visibilidade à unidade, a fim de que os cidadãos possam conhecer e acessar.

Para ter acesso ao serviço, o trabalhador do Centro que desejar se vincular à unidade precisará realizar cadastro com documento de identificação com foto, comprovante de residência e comprovante que trabalha no bairro (Carteira de Trabalho ou termo assinado, que será entregue para trabalhadores informais). O cadastro pode ser feito, a qualquer hora do dia, antes de se deslocar ao serviço, por meio do Alô Saúde Floripa no telefone 0800 333 3233. A unidade começará a funcionar já nesta quarta-feira (3), após a solenidade de abertura, com todos os serviços à disposição da população.

Serviço
Solenidade de Inauguração do Centro de Saúde do Centro/Trabalhador
Quarta-feira (3) às 9h30
Rua Santos Dumont, 52 – Centro

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa