A Prefeitura de Florianópolis avança no compromisso com a gestão urbana e, especialmente, com a saúde pública. A Secretaria Municipal de Saúde inaugura o novo Centro de Saúde do Monte Serrat, localizado na Avenida Mauro Ramos nº 722, nesta quarta-feira (27) às 11h. A estrutura estará disponível para atendimento à população ainda no mesmo dia, a partir das 13h.
Estratégico, o novo Centro de Saúde do Monte Serrat está situado em um prédio que anteriormente esteve em situação de abandono. A revitalização desta infraestrutura possibilitou ampliar o espaço de acolhimento em saúde para a população e a utilização eficiente de um recurso público já existente.
“Em uma parceria produtiva com a União, o município recebeu a cessão de uso deste imóvel”, explica o Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. “Nosso objetivo é promover saúde e bem-estar de forma inteligente e sustentável, aproveitando uma estrutura que já foi muito importante para a sociedade. Ao invés de construir novos prédios, estamos ampliando o potencial dos equipamentos já existentes, mais uma vez em prol da população”.
A nova unidade fica localizada a apenas 550 metros de distância da antiga (R. Gen. Nestor Passos, 226), facilitando o acesso da população aos serviços. A estrutura ainda está situada em uma região onde há outros dispositivos públicos disponíveis (unidade escolar e Restaurante Popular), e que futuramente será contemplada pelo Projeto Formiguinha, melhorando mais ainda o deslocamento da comunidade ao serviço.
“A estrutura representa um ganho significativo para a nossa comunidade. A antiga unidade era menor e, além disso, o terreno apresentava limitações naturais que não permitiriam uma ampliação como essa que estamos entregando”, destaca o Secretário Adjunto de Saúde, Humberto João dos Santos.
Mais saúde para a população; formação para os profissionais
Com um aumento de 144% em relação à estrutura anterior, a nova unidade possui uma área de 723,51 m². São cinco consultórios a mais na nova localização, totalizando 12 para atendimento médico e dois para apoio às demandas odontológicas, todos reforçados com novos equipamentos. As demais salas de serviço (procedimento, vacina e curativo) também foram expandidas, e uma farmácia mais ampla, com três guichês, foi projetada para melhor atender à população.
Todos os profissionais das equipes de Saúde da Família que trabalhavam na antiga unidade serão realocados para a nova estrutura, garantindo a continuidade do vínculo criado no atendimento à comunidade. Além disso, a ampliação do espaço não só proporciona um ambiente mais acolhedor para os pacientes, mas também possibilita que a unidade possa ser uma referência para a formação profissional na área da saúde.
“O Monte Serrat passa a ter potencial para se tornar uma unidade escola. Essas estruturas são responsáveis pela integração entre estudantes da área da saúde com serviços de assistência à comunidade”, explica a Subsecretária de Saúde Pública, Talita Rosinski. “É por meio dessas unidades que residentes e acadêmicos da saúde têm a oportunidade de, assistidos, aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula em situações reais de atendimento. A unidade escola auxilia na formação de futuros profissionais que vão contribuir para a promoção de saúde”.