Hoje é quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrefeitura de São José apoia manifestações culturais religiosas

Prefeitura de São José apoia manifestações culturais religiosas

Comemorações de Nossa de Navegantes e Iemanjá estão agendadas para o mês de fevereiro

Publicidadespot_img

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, apoia as manifestações culturais religiosas de Nossa Senhora dos Navegantes e “Presente a Iemanjá de São José”, ambas acontecem no mesmo dia, 5 de fevereiro.

A Procissão Nossa Senhora dos Navegantes é realizada há 30 anos em São José pela Igreja Nossa Senhora dos Navegantes e São Pedro. É uma das maiores procissões marítimas do Estado. Durante a celebração, o padre abençoa tanto os fiéis quanto barcos e redes de pesca.

A procissão, de 1h30min de duração, está marcada para às 9h30min. Os peregrinos partem do Trapiche de São José em 32 embarcações enfeitadas e seguirão ao encontro da Igreja de Biguaçu. As duas congregações farão o trajeto juntas entoando cânticos e fazendo orações, enquanto o padre faz a benção.

Após a procissão, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes retornará à Igreja da Serraria, onde acontecerá a Missa. Às 12h iniciará a festa, com direito a almoço, bingo e sorteio de prêmios.

Paralelo a comemoração de Nossa Senhora dos Navegantes, às 9h acontecerá o evento ” Presente a Iemanjá de São José”. A concentração será no Centro Histórico de São José, com saída para o Beco da Carioca.

O objetivo da comemoração é homenagear o Dia de Iemanjá, que também faz referência à Nossa Senhora dos Navegantes, celebrado nacionalmente no dia 02 de fevereiro.

Confira a programação:

9h – Concentração e preparação dos presentes (oferendas) por parte dos dirigentes das casas;

9h30 – Abertura do evento com apresentação das entidades envolvidas;

10h – Louvação à Iemanjá executada por representantes das casas de santo;

10h30 – Inicio da procissão rumo ao local já estabelecido; 11h20 – Embarque das oferendas e queima de fogos;

11h30 – Atrações artísticas e culturais;

O evento está sendo realizado pela Setorial Afro de São José, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Prefeitura de São José. Para maiores informações entre em contato: (48) 98490- 0010, (48) 9 9992-9788 e (48) 99654-6602.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa