Hoje é sábado, 13 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrefeitura de São José realiza a manutenção de 17 praças públicas

Prefeitura de São José realiza a manutenção de 17 praças públicas

Outras nove praças estão em obras e em fase de finalização

Para manter os espaços públicos atrativos à comunidade, a Prefeitura de São José realiza constante manutenção e conservação das 101 praças instaladas no Município, que ofertam atividades ao ar livre, qualidade de vida e socialização, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e diminuição da criminalidade.

Desde o mês de março, a Prefeitura contratou uma empresa licitada para focar especialmente no manejo desses espaços e deixou a Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp) encarregada de fiscalizar as praças e acionar os serviços da empresa quando necessário. Até essa semana, 17 praças passaram pelos serviços de conservação, nove estão em obras e em fase de finalização. A empresa licitada também realizou a troca de seis decks e pergolados pela orla da Beira-Mar.

A equipe da Susp informa que os reparos mais comuns nas praças são de pintura de meio fio, equipamentos como bancos, parque infantil, academia ao ar livre, lavação de piso e equipamentos, troca de cesta de basquete e traves de futebol. Há também, os consertos mais particulares de cada praça, como troca de lixeiras, troca de telas das quadras, reparos dos equipamentos de academia ou reposição.

Segundo o secretário adjunto da Susp e coordenador da equipe que fiscaliza as praças, Michael Rosanelli – a manutenção constante desses espaços atrai o público frequentador. “Durante as vistorias as pessoas que estão caminhando próximas a praça agradecem o nosso trabalho, pois agora conseguem utilizar ainda mais o espaço, com mais conforto e segurança. Essas reformas acabam afastando quem vandaliza”.

Um dos casos observados pela equipe de praças que passou a receber mais visitantes foi a Arnoldo da Silva Júnior, próxima ao Rancho de Pescadores (Dimas), na Beira-Mar. Perceberam que tanto os moradores dos condomínios próximos e cidadãos em geral passaram a frequentar mais.

Escorregador da Praça Arnoldo  antes da reforma

Escorregador da Praça Arnoldo antes da reforma

Após a reforma

Após a reforma

Após a reforma

Após a reforma

Janelas quebradas

Nos Estados Unidos há um modelo de política e segurança pública chamado “Teoria das Janelas Quebradas”, considerada como referência para a equipe da Susp em São José, que destaca que a manutenção de praças aumenta o fluxo de usuários. Essa teoria também chamada de “broken windows theory” explica que a desordem nos espaços públicos colabora com a criminalidade.

A Universidade de Stanford fez uma experiência semelhante, ao colocar dois veículos da mesma marca em regiões diferentes. No primeiro local o veículo foi totalmente vandalizado, enquanto no outro, só foi furtado quando os pesquisadores resolveram quebrar uma das janelas. Essa atitude sinalizou aos demais que o carro estava longe do dono, rompendo os códigos de conduta e convivência. Na visão dos estudiosos o vandalismo amplia essa ideia e se não cuidado, aumenta gradativamente.

Denúncia

Caso os moradores percebam que algum equipamento de praças está danificado, pode contribuir com o Poder Público, por meio da Ouvidoria Geral, pelo telefone 0800 644 9040. É importante que o cidadão anote o número do protocolo e siga as instruções que recebem via e-mail, para acompanhar a resolução do caso.

Praça Visão antes

Praça Visão antes

Praça Visão depois

Praça Visão depois

Deck da Beira-Mar antes

Deck da Beira-Mar antes

Deck da Beira-Mar depois

Deck da Beira-Mar depois

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa