Hoje é domingo, 23 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALPrefeitura de São José realizou 100 mil procedimentos odontológicos

Prefeitura de São José realizou 100 mil procedimentos odontológicos

Projeto Saúde na Escola atendeu 6.444 crianças e adolescentes da rede municipal de Ensino

De janeiro a dezembro de 2023 a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, teve um aumento expressivo na quantidade de consultas e atendimentos odontológicos ofertados à população. A administração municipal realizou mais de 53 mil consultas, resultando em cerca de 100 mil procedimentos ofertados. Atualmente todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão equipadas com equipe de saúde bucal, composta por cirurgião dentista e técnico de Saúde Bucal.

As ações coletivas que estavam interrompidas desde 2020, em decorrência da pandemia, foram retomadas em 2022. Uma delas foi o projeto Saúde na Escola, que promoveu educação em saúde bucal, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor em 1,4 mil escolares da rede municipal de ensino.

Em 2023 foi intensificado o Projeto Saúde na Escola – PSE, com a colaboração de cirurgiões dentista clínico geral e de estratégia da família. Este projeto conta com atividades de Educação em saúde, escovação supervisionada, assim como levantamento epidemiológico da comunidade assistida, alcançando um total de 6.444 crianças e adolescentes, que equivale a um aumento de 460%.

Laboratório de Prótese Dentária

Durante o ano, São José inaugurou o serviço de Prótese Dentária, uma parceria do governo federal com o Município. De agosto a dezembro de 2023, foram entregues 321 próteses. Os interessados devem procurar a UBS do seu bairro, para solicitar o encaminhamento mediante uma consulta com o dentista da UBS. As ações visam promover a saúde bucal e melhorar a qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa