Hoje é segunda-feira, 24 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrefeitura finaliza as obras na Rua Alpestre Paiva, no centro da Capital

Prefeitura finaliza as obras na Rua Alpestre Paiva, no centro da Capital

Faltam apenas alguns pequenos serviços para a conclusão total das obras do centro leste da cidade

A Prefeitura de Florianópolis reabriu na quarta-feira (29) o trecho da Rua Arcipreste Paiva que foi revitalizado que ladeia a Praça XV de Novembro ao tráfego. Com isso, faltarão apenas alguns pequenos serviços para a total conclusão da revitalização do centro leste da cidade. Os trabalhos estão sendo conduzidos pela Secretaria dos Transportes e Infraestrutura.

Com o término das obras na Arcipreste Paiva, o trânsito na via entre a Catedral e a Praça XV continuará aberto aos veículos em geral – antes da revitalização estava restrito a táxi e ônibus. E a lateral da Arcipreste rente à Praça XV de Novembro voltará a ter ponto de táxi – durante as obras eles ficaram num bolsão de estacionamento entre as praças XV e Fernando Machado.

A Rua Arcipreste Paiva estava com o tráfego temporariamente interditado no trecho citado desde o dia 20 de março. Nesse tempo, foi feita a retirada do asfalto sobre o paralelepípedo que tinha ali – semelhante ao que aconteceu na via em frente à Catedral; recuperado o sistema de drenagem; nivelado o pavimento de paralelepípedo à nova calçada de granito, e colocado mobiliário urbano (bancos, floreiras e lixeiras). E, no momento, falta apenas sinalizar a estrutura cicloviária contínua, tal como na Rua dos Ilhéus, uma vez que a ciclovia que já existia foi ampliada até o Largo da Alfândega, ocupando as vagas de estacionamento que ficavam no lado oposto ao da Praça XV.

Revitalização do Centro Leste

Para a finalização total das obras que elevam o patamar de urbanização da região do centro leste da cidade, falta apenas concluir a calçada de granito do Calçadão da Rua Antônio Luz (próximo ao Terminal Cidade de Florianópolis), e colocar balizadores de sinalização nas Ruas Tiradentes e Nunes Machado.

Essa importante revitalização contemplou, ao todo, oito vias. Afinal, também foram beneficiados o Calçadão da Rua João Pinto, a Rua dos Ilhéus e as vias que ficam em frente à Catedral e entre as praças Fernando Machado e XV de Novembro.

No geral, as vias passaram pela recuperação do sistema de drenagem, tiveram o pavimento de paralelepípedo nivelado à nova calçada de granito e foram estruturadas com mobiliário urbano. A exceção fica por conta do Calçadão da Antônio Luz, que teve o piso de petit pavê substituído por granito. Já a Rua Nunes Machado passou a dispor de estacionamento em apenas um dos lados.

Iniciadas em janeiro do ano passado, as obras contam com o acompanhamento arqueológico solicitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por necessitarem de escavações, exceto no caso da Calçadão da Rua João Pinto. As obras estão sendo executadas pela empresa Pavicon Construções Ltda., num investimento da ordem de R$ 7,1 milhões.

Por conta dessa empreitada na região, o trecho da Rua Saldanha Marinho entre o Calçadão da Rua João Pinto e a Rua Tiradentes também foi revitalizado seguindo o padrão.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa