Hoje é quinta-feira, 30 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALPrefeitura São José vistoria cemitérios após Dia de Finados e elimina criadouros

Prefeitura São José vistoria cemitérios após Dia de Finados e elimina criadouros

Varredura busca eliminar pontos de criadouros do mosquito do Aedes aegypti

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Saúde e dos Agentes de Combate à Endemias, realizou uma busca ativa de larvas do mosquito do Aedes aegypti nos cemitérios do município, nesta quinta-feira (9). O trabalho foi realizado para evitar a infestação de mosquitos, uma vez que o cemitério recebeu um grande número de visitantes por conta do Dia de Finados (2 de novembro).

A varredura consistiu na retirada de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue nos túmulos ou jazigos. A maioria dos focos foi encontrada em vasos de plantas, sobre as sepulturas, e outros recipientes como embalagens de plásticos utilizados para flores. Visando barrar qualquer tipo de irregularidade, os cemitérios são classificados como Pontos Estratégicos (PE) e são vistoriados por um agente de endemias, a cada 14 dias.

O trabalho abrange os cemitérios municipais: Cemitério Nossa Senhora das Dores (Cemitério de Barreiros): Rodovia BR 101, km 202 – Barreiros; Cemitério São João Batista (Cemitério de Forquilhas): Rua Antônio Jovita Duarte, s/nº – Forquilhas; Cemitério São José: Rua Plácido de Castro, s/nº – Centro e o Cemitério Colônia Santana: Rua Adelino Joaquim dos Santos, s/nº – Colônia Santana.

Medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti:

  • Dê preferência às flores artificiais. Nesse caso, ao invés de areia, podem ser utilizadas pedras, que facilitam o escoamento da água. Lembrar sempre de utilizar um recipiente furado;
  • Retirar o invólucro de celofane, que embrulha o vaso ou buquê, que, por ser impermeável, favorece o acúmulo de água;
  • Eliminar pratos e ‘cachepots’, que também propiciam a deposição de água;
  • Ao optar por ramos de flores naturais, as mesmas deverão ser colocadas diretamente na areia presente nos vasos, que deverá estar umedecida;
  • Remover os suportes que represam água nas capelas para queima de velas,
  • Não deixar recipientes vazios e sacos sobre os túmulos.
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa