Reafirmando o combate ao furto de fios como uma prioridade, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, realizou uma reunião com as fiscalizações da PMF, Celesc, empresas de telefonia e forças de segurança da Capital para intensificar ainda mais a fiscalização contra esse tipo de crime.
O furto de fios vem sendo tema constante em Florianópolis nos últimos meses, principalmente por prejudicar os sistemas semafóricos e de iluminação. O combate ao crime é prioridade na Prefeitura da Capital e na reunião desta sexta-feira (28) foram discutidas estratégias para conter os roubos e também realizados mapeamentos de ferros-velhos que possivelmente se beneficiam dessa atividade ilegal.
As questões discutidas ao longo do encontro serão aplicadas já nas próximas fases da Operação Fio Desencapado realizada pela PMF e integrada com as forças de segurança da Capital, que fiscaliza estabelecimentos que comercializam sucatas, ferros-velhos e que, eventualmente, podem fazer a receptação de fios furtados nas ruas da cidade.
Ao longo das 11 fases, mais de quatro toneladas de fios de origem irregular ou sem origem comprovada foram recolhidas. A Secretaria de Segurança e Ordem Pública ainda mantém contato constante com a Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo preventivo, com o intuito de intensificar rondas e operações e vai aumentar a fiscalização periódica para combater o crime.
“Estamos unindo todas as entidades prejudicadas pelo furto de fios para que juntos consigamos pensar em estratégias e ter medidas cada vez mais eficientes para combater esse crime, que é um dos mais incidentes em Florianópolis”, declara o secretário de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis, Araújo Gomes.