Hoje é sexta-feira, 19 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALBlitz Sanear autua morador por descarte de esgoto em calçada no...

Blitz Sanear autua morador por descarte de esgoto em calçada no Itacorubi

A Prefeitura de Florianópolis, por meio das ações da Blitz Sanear, identificou e autuou um morador por descarte de esgoto em um trecho da calçada da rodovia Amaro Antônio Vieira, no bairro Itacorubi. Após receber uma denúncia sobre uma poça que obstruía a passagem de pedestres e causava mau odor no local, a equipe foi ao endereço para realizar a vistoria. Ao iniciar os trabalhos de fiscalização, a residência de onde desaguava o esgoto no passeio público foi identificada. Ficou constatada a contribuição direta de um tanque na via.

O acúmulo de água no local também era um ponto para a proliferação do vetor Aedes aegypti, conforme sinalizado pela equipe da Vigilância Sanitária, integrante da Blitz. Com isso, foi lavrado um auto de intimação, tendo em vista as questões de saúde pública notificadas ao morador, que também foi orientado para a correção do problema.

Durante a ação para solucionar a presença da poça de esgoto, a equipe notou vazão com mau odor no bueiro próximo à casa ao lado, realizando a abordagem aos moradores do imóvel. Tratava-se do extravasor da fossa da moradia, diretamente conectado à boca de lobo. Mais uma vez, uma autuação foi preenchida e o lacre no encanamento foi realizado.

No bairro Pantanal, na Servidão Cereja, foi identificada a existência de uma caixa de inspeção muito próxima a uma boca de lobo. A equipe abriu o dispositivo a fim de visualizar o espaço interno. Durante a atividade, foi identificada infiltração da caixa no bueiro, levando esgoto à rede pluvial. Foram feitos registros fotográficos e descritivos, estes encaminhados para a Casan, responsável pela situação, para correção.

No mesmo endereço, no início da via, um segundo bueiro estava recebendo contribuições de esgoto. A casa em frente à boca de lobo onde havia suspeita entrou no roteiro de vistorias durante a ação, sendo feita a abordagem diretamente ao morador, que não autorizou a entrada da Blitz na residência para realização dos testes de corante. A intenção era identificar possíveis pontos hidráulicos com escoamento incorreto. Diante da negativa, foram executados três lacres nos canos que desaguavam no bueiro em frente à residência.

A Prefeitura de Florianópolis possui meios de comunicação gratuitos para a realização de inspeções ou denúncias contra crimes ambientais e de saúde relacionados ao descarte irregular de esgoto. O principal canal para registrar queixa à Ouvidoria é o número de WhatsApp (48) 8482-9617. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A Blitz Sanear é um programa executado pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária Municipal, Floram e Casan.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa